Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Guerra deixa mil mortos no Líbano e 100 em Israel

8 Ago 2006 - 13h18
Bombardeios israelenses mataram 14 civis no sul do Líbano nesta terça-feira, enquanto o governo libanês fazia novo apelo para a suspensão imediata da ofensiva de Israel contra os guerrilheiros do grupo Hizbollah, que em quatro semanas matou mil libaneses e cem israelenses.

Diplomatas que atuam na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, afirmaram que a votação da resolução para encerrar a guerra não deve acontecer antes de quinta-feira.

"Estamos trabalhando para conseguir um cessar-fogo rápido ou, no mínimo, o fim dos atos de agressão", disse o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora. "Assim os desalojados podem voltar para casa".

As 14 mortes aconteceram no vilarejo de Ghaziyeh, no sul do Líbano, e outras 23 pessoas ficaram feridas, de acordo com os responsáveis pelo resgate e fontes médicas. As 15 vítimas do dia anterior estavam sendo enterradas quando as bombas começaram a cair. Elas atingiram alvos bem próximos ao local do enterro.

Três soldados israelenses morreram combatendo guerrilheiros do Hizbollah, elevando o número de baixas civis e militares de Israel para cem. A guerra teve início no dia 12 de julho, com uma operação do Hizbollah em que dois soldados de Israel foram capturados e oito foram mortos.

Dezenas de foguetes lançados pelo Hizbollah atingiram o norte de Israel na terça-feira, mas não havia informações sobre vítimas.

Pelo menos 979 morreram devido aos confrontos no Líbano, e as autoridades dizem que há dezenas de corpos soterrados nos escombros.

Apesar da pressão internacional pelo fim da violência, os trabalhos intensivos no Conselho da ONU para impor um cessar-fogo estão se mostrando complexos.

Israel já prometeu ampliar a ofensiva militar se não aparecer uma solução diplomática logo.

O Líbano rejeitou a proposta de resolução patrocinada por Estados Unidos e França, e enviados árabes tentavam pressionar na ONU para a colocação de uma emenda no texto que exija uma retirada rápida de Israel do sul do Líbano, para que o Exército libanês possa ocupar a região e tomá-la das mãos do Hizbollah.

O governo do Líbano, que possui dois ministros do Hizbollah, propôs enviar 15.000 soldados ao sul do país se Israel se retirar. O plano foi bem recebido pela França.

"Ele demonstra o desejo de todos os partidos do Líbano em permitir que o governo libanês exerça sua soberania sobre toda a extensão de seu território", disse o ministro das Relações Exteriores da França, Philippe Douste-Blazy.

"MEDIDA INTERESSANTE"

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, descreveu o plano como uma "medida interessante", mas disse que seu gabinete discutiria na quarta-feira a possível ampliação das operações militares no Líbano, onde já há 10.000 soldados israelenses. Israel insiste que as tropas permanecerão no sul do Líbano até que uma força internacional chegue à região.

O Líbano está irritado com o fato de a ONU não ter feito nada para conter a guerra — em parte porque os Estados Unidos, que têm poder de veto, recusam-se a exigir um cessar-fogo enquanto o Hizbollah representar uma ameaça para Israel.

O governo libanês obteve apoio da Rússia e da França, que também têm poder de veto no Conselho de Segurança.

"Está óbvio para nós que a proposta que não é favorável ao lado libanês não deve ser adotada", disse o enviado russo à ONU, Vitaly Churkin.

O premiê britânico, Tony Blair, disse que é possível obter uma resolução na quarta-feira, mas ela não incluiria a exigência da retirada imediata de Israel, como quer o Líbano.

Segundo o presidente dos EUA, George W. Bush, uma retirada assim permitiria ao Hizbollah voltar a se armar, com o apoio da Síria e do Irã.

Siniora quase chorou ao descrever o apelo do Líbano aos ministros árabes reunidos em Beirute na segunda-feira, mas sua emoção não angariou muita solidariedade da ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni.

Num discurso ao Parlamento israelense, ela o aconselhou a "enxugar as lágrimas e começar a agir para produzir um futuro melhor ... acima de tudo para os civis por quem ele chora".

 

Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS