Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Guarda tem que se adequar ao Estatuto do Desarmamento

13 Fev 2010 - 10h43Por Dourados Informa

A Guarda Municipal de Dourados está tendo que se adequar à nova Lei do Desarmamento para poder usar armas em suas atividades. A regra vale para todas as guardas do País.

Em Dourados a corporação divulgou na noite de ontem uma nota à imprensa informando que antecipou o curso de requalificação que aconteceria no segundo semestre para que seja ministrado logo após o Carnaval e estuda uma possível medida judicial para que as atividades da instituição não sejam prejudicadas.

Os 125 Guardas Municipais de Dourados que ingressaram através de concurso público foram submetidos a uma academia de formação com 600h/aula e a testes psicológicos para o uso de arma de fogo.

Nessas academias foram ministradas aulas de Direitos Humanos, Direito Penal, Defesa Pessoal, Uso Progressivo da Força, Armamento e Tiro, entre outras disciplinas que foram ministradas por instrutores de diversas corporações policiais como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de promotores de Justiça e professores universitários.

Em 2005 o Ministério da Justiça publicou a Matriz Curricular Nacional para formação de Guardas Municipais, sendo também necessária nova adequação da Instituição.

Visando a adequação, nos anos de 2007 e 2008 a Guarda Municipal, através de convênio com Secretaria Nacional de Justiça (SENASP), realizou Curso de Requalificação para todos os seus agentes com carga horária de 444h/aula, seguindo a Matriz Curricular para Guardas Municipais, além da criação da Corregedoria Própria e Ouvidoria e o novo cadastramento de todo seu armamento junto ao DPF.

Após requalificação, a Guarda Municipal solicitou à Superintendência de Polícia Federal no Estado de Mato Grosso do Sul orientação sobre a situação do Porte de Arma de Fogo, recebendo um parecer instruindo que apesar de a Guarda Municipal ter no seu organograma uma Corregedoria Própria e Autônoma; contar com órgão de Ouvidoria Independente; ter apresentado laudos psicológicos por profissionais credenciados pela PF dos integrantes da instituição e ter celebrado Convênio com a SENASP e realizado curso de requalificação de acordo com a Matriz Curricular Nacional, havia uma pendência com relação a um dos cursos realizados.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19