Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Grupo Teijin vai requisitar polícia para retirar sem-terra

6 Jul 2006 - 08h39

O Grupo Teijin, por meio do advogado Diamantino Silva Filho, ingressa ainda nesta semana junto à Justiça Federal de Dourados com o pedido da desocupação imediata da Fazenda Teijin, em Nova Andradina. Diamantino não descarta a possibilidade de uso de força policial caso necessário e afirma que as famílias devem ser retiradas até a próxima semana.

Em represália à decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que suspendeu o processo de desapropriação da fazenda pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), os sem-terra ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e à Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) voltaram a bloquear desde ontem todos os acessos à área, segundo informações da Polícia Militar.

O STJ suspendeu a decisão que garantia a desapropriação da área pelo Incra, retomando a validade da decisão da 3ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, bem como da Justiça Federal de Dourados que havia determinado a retirada imediata das 1.057 famílias da fazenda.

O presidente do STJ, o ministro Raphael de Barros Monteiro, repassou a decisão sobre a área para o STF (Supremo Tribunal Federal), mesmo assim o Incra analisa apresentar novo recurso para a desapropriação. A procuradoria jurídica do órgão baseia-se no laudo técnico de que a área seria improdutiva para pedir a desapropriação.

Entretanto, o Grupo Teijin afirma que dois laudos anteriores atestariam a serventia da propriedade para a pecuária, sendo este o fim utilizado pelos proprietários que possuem dez mil cabeças de gado no local. Caso a posse seja definitivamente concedida ao Grupo Teijin, o advogado pretende entrar com ação de indenização, pois os sem-terra retiraram o gado da área de pastagem expondo todo o rebanho a risco.

Arquivo

Segundo o responsável pela fazenda, Shigeaki Hayashi, afirmou que algumas cabeças já estão morrendo. Além disso, os sem-terra retiraram da propriedade todo o maquinário pertencente ao Grupo Teijin e abandonaram em frente ao posto policial localizado no distrito de Casa Verde.

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)