Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Grupo paulista estuda instalação de usina no Estado

25 Ago 2006 - 15h15
O Grupo Tavares de Almeida confirmou através de seu sócio-proprietário, Luciano Santos Tavares de Almeida, durante reunião hoje de manhã com o secretário de Estado da Produção e do Turismo, João Cavalléro, que pretende instalar uma usina sucroalcooleira no Estado. Com previsão de investimento próximo a R$ 200 milhões e geração de 1,2 mil postos de trabalho, a unidade terá capacidade de moagem de 1,2 milhões de toneladas/safra, sendo 100% da produção destinada para o mercado externo.

De acordo com João Cavalléro, o governo estadual tem grande interesse na consolidação desse empreendimento, até porque a diversificação da base produtiva do Estado é uma das metas da atual gestão. Quanto ao município onde o grupo deve se instalar, segundo Cavalléro, ainda não há confirmação por parte do empresário. “Estamos em negociação. Embora ainda não tenham confirmado a localização da unidade, eles já visitaram três municípios – Chapadão do Sul, Ribas do Rio Pardo e Bandeirantes – e ainda devem passar por outros dois”, apontou o secretário se referindo a Antônio João e Novo Horizonte do Sul, cujos prefeitos municipais também participaram da reunião.

Segundo Luciano Tavares de Almeida, a decisão deve sair nos próximos 60 dias. Ele justificou a escolha de Mato Grosso Sul devido aos incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual bem como a localização estratégica do Estado, logística e disponibilidades de grandes extensões de terras. “É praticamente certo a instalação da nossa segunda unidade aqui, a questão agora é de estudar um local que nos dê segurança quanto à logística”, explicou o empresário, referindo-se ao escoamento da produção.

Ainda conforme Tavares de Almeida, a principal intenção do grupo é de trabalhar em parceria com os produtores. "Dos 15 mil hectares que precisamos para atingir nossa capacidade de moagem (1,2 milhão de toneladas/safra), 86% será através da ação conjunta com produtores, seja por meio do arrendamento de terras ou via fornecimento do produto", destacou.

Os prefeitos de Antônio João e Novo Horizonte do Sul, Juneir Martinez Marques e Marcílio Benedito, respectivamente, apresentaram, durante a reunião, as potencialidades de seus municípios. Conforme Juneir Martinez, a grande extensão de terras nos sete assentamentos de Antônio João – em torno de 60 mil hectares – e a localização fronteiriça ao Paraguai, seriam os principais atrativos de Antônio João. Já em Novo Horizonte do Sul, segundo Marcílio Benedito, os pontos fortes são logística, topografia e terras aptas para o cultivo da cana-de-açúcar.


Números em MS - Atualmente Mato Grosso do Sul conta com 10 usinas sucroalcooleiras instaladas em nove municípios: Nova Andradina, Naviraí, Brasílândia, Maracaju, Rio Brilhante, Sonora, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Aparecida do Taboado. Essas indústrias produzem juntas 11 milhões de toneladas de cana/safra (previsão safra 2006/2007) e geram em torno de 100 mil empregos entre diretos e indiretos.

De acordo com os números atuais do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado (CDI), vinculado à Seprotur (Secretaria de Estado da Produção e do Turismo), outros 32 processos de pedido de incentivo para instalação de usinas estão em andamento. Os projetos somam R$ 5,7 bilhões, em previsão de investimento, com geração de 47,7 mil empregos.

Ainda segundo dados do CDI, caso se confirme a instalação dessas usinas no Estado, elas terão uma capacidade de moagem de 59,6 milhões de toneladas/ano, sendo a produção de açúcar próximo a 57,1 milhões de toneladas/ano, e de álcool em torno de 2,1 milhões de m³/ano. Nesse caso, a área de plantio deve chegar a 741,9 mil hectares.

Também participaram da reunião os superintendentes de Indústria e Comércio e de Agricultura e Pecuária da Seprotur, Sadi Depauli e Benedito Mário Lázaro, respectivamente, o secretário-executivo do Conselho Estadual do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e coordenador de apoio técnico da Seprotur, Jerônimo Chaves, o consultor João Bosco, o empresário José Silvio dos Santos, o vereador e o secretário de Planejamento de Novo Horizonte do Sul, Aldenir Barbosa e Daniel Alves, respectivamente. (APn)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos