Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Grupo francês instala usina em Rio Brilhante

31 Ago 2006 - 07h45
Rio Brilhante está ganhando mais uma usina de álcool e açúcar. Com capacidade para moagem é de 3,6 milhões de toneladas e a expectativa é que sejam plantados 50 mil hectares de cana-de-açúcar. Este será o terceiro empreendimento sucroalcooleiro no município.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), promoveram na noite de terça-feira, 29, uma audiência pública para discutir a implantação da usina pela empresa francesa Coinbra. A audiência serviu para avaliar quais os impactos ambientais que a indústria poderá gerar, bem como as medidas que evitam ou diminuam estes impactos. A realização do encontro seguiu normas da Sema. Nela foram divulgadas informações sobre o empreendimento.
Na oportunidade estiveram presentes o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Elias Moreira, o prefeito Donato Lopes (PTB), o representante da Usina Coinbra, Bruno Melcher, o engenheiro agrônomo Vagner Henrique Somarano, da Empresa Consultora Projel, além de secretários municipais, vereadores, produtores rurais, empresários, representantes de movimentos sociais, de entidades e estudantes. O prefeito Donato Lopes destacou a participação da sociedade civil e organizada e também falou que as dificuldades encontradas estão sendo superadas. “Rio Brilhante tem muito a ganhar com esta usina”, disse Donato ao destacar a abertura de novos postos de empregos, incremento no comércio e a gradual melhora na arrecadação do município já a partir de 2009. O prefeito ainda disse que Rio Brilhante inicia uma nova era de progresso. Parabenizou a diretoria da Coinbra, bem como produtores rurais que estão arrendando áreas, “confiando numa próspera parceria”. A usina será instalada a menos de 10 quilômetros da cidade e arrendará áreas e fará parcerias com produtores estabelecidos nas proximidades de seu parque industrial. A expectativa é que sejam gerados 2 mil novos postos de trabalho.
O secretário José Elias disse que o governo do Estado está empenhado em dar suporte através da Sema e Imap. Destacou ainda que o desenvolvimento de Rio Brilhante também vai beneficiar a Região da Grande Dourados. “A cana-de-açúcar é uma nova opção para este estado e todos vão ganhar”, disse José Elias. Já Bruno Melcher, representante da usina disse que a Coinbra está empenhada em dar total suporte para o município através de projetos de cunho social, citando como exemplo apoio na construção de creches e escolas. “Além da criação de empregos para os moradores da região, a implantação da usina dinamizará a economia local, com a introdução de novas categorias profissionais”.
Durante a audiência o público presente, inclusive representantes do Ministério Público, fez perguntas em relação ao meio ambiente e realidade sócio-econômica, e outros fatores que vão aparecer com a instalação da empresa.
EMPRESA
Funcionando no Brasil desde 1946, a Coinbra faz parte de um conglomerado francês que atua na comercialização internacional de commodities agrícolas, de energia, no esmagamento e refino de sementes oleaginosas, processamento de frutas cítricas, exploração, refino e comercialização de petróleo e gás natural, em telecomunicações, administração na frotas de navios oceânicos e em projetos imobiliários. No Brasil, por intermédio de Comércio e Indústrias Brasileiras Coinbra S.A., o Grupo Louis Dreyfus está entre os maiores exportadores de açúcar e álcool do país. Segundo especialistas, com as três usinas em funcionamento (as outras são Passa Tempo e Eldorado), a expectativa é que Rio Brilhante tenha em três anos mais de 20% de sua área, 400 mil hectares, cobertas com cana-de-açúcar.
 
 
Diário MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'