Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 8 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
Brasil

Grupo de 300 índios invade sede da Funai em Campo Grande

28 Mai 2007 - 17h18

Grupo de aproximadamente 300 índios invadiu hoje no fim da manhã o prédio da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande. O grupo protesta contra a nomeação de Claudionor do Carmo Miranda, para o cargo de administrador-regional, feita pelo presidente da entidade, Márcio Augusto Freitas de Meira, no último dia 23 de maio.

Segundo o cacique Ramão Vieira de Souza, da Aldeia Lagoinha, em Miranda, existia o compromisso do presidente da Funai com as lideranças das 40 aldeias que estão sob a jurisdição da administração de Campo Grande, de que eles escolheriam pelo voto o novo administrador regional. Entretanto, esse compromisso teria sido ‘burlado’ pelo administrador anterior, Wanderley Dias Cardoso.

“A eleição que sempre acontecia na sede da Administração Regional em Campo Grande foi realizada na Aldeia Limão Verde, em Sidrolândia. Com a participação de poucas lideranças foi escolhido o candidato do Wanderley, Claudionor do Carmo Miranda, e o seu nome foi levado para o presidente da Funai, que fez a sua nomeação. Nós não aceitamos o resultado dessa eleição, e por isso estamos protestando”, disse o cacique.

Ramão disse que o grupo não sairá do prédio da Funai em Campo Grande enquanto não conseguir falar com o presidente da entidade, e ele rever sua decisão. “Já estamos com 19 caciques aqui e até amanhã deverão chegar mais 6 ou 7, das aldeias de Sidrolândia. Enquanto isso não for revisto, não vamos sair daqui”, adverte.

Há pouco a Polícia Federal esteve no local, fazendo o levantamento da situação. Todos os funcionários da entidade já deixaram o prédio, que está totalmente ocupado pelos índios.

Sob a administração regional de Campo Grande estão aldeias da Capital, Miranda, Aquidauana, Sidrolândia e Nioaque, que juntas representam uma população de 20 mil índios, a maioria da etnia terena.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE NO MS
JBS oferece 600 vagas de emprego em 6 cidades de MS
VACINA COVID 19
Bolsonaro diz que vacina contra covid deverá estar disponível em dezembro
FALSIFICAÇÃO
Nota falsa de R$ 200 começa a circular
REABERTURA DO COMÉRCIO
Brasil e Paraguai podem reabrir comércio na fronteira em 10 dias, diz ministro
REINFECÇÃO EM ALERTA
Novo coronavírus tem segundas novas ondas de reinfecção e acendem sinal de alerta
FÁTIMA DO SUL - DICA CIA DO BICHO
Saiba o que são rações terapêuticas, Cia do Bicho destaca vários tipos, confira
BRASIL - 96.326 MORTES
Brasil tem 2.817.473 casos de Covid-19, indica consórcio de veículos da imprensa em boletim das 13h
EXPLOSÃO EM BEIRUTE
Libanês se emociona e diz: Parecia uma bomba atômica, que acabou com tudo
BORA PRA BONITO - MS
Crie laços com a natureza em Bonito, MS!
LUTO NO CIRCO
Palhaço mais velho do Brasil morre aos 77 anos vítima de coronavírus