Menu
SADER_FULL
sexta, 21 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Gripe suína: governo estuda volta do Tamiflu às farmácias

28 Out 2009 - 09h41Por Terra

O governo solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a revisão da política de controle do Tamiflu, antiviral usado no tratamento da gripe suína. A idéia é tornar a vigilância mais rígida do que é atualmente. O medicamento pode voltar a ser comercializado em farmácias em 2010, segundo informou nesta quarta-feira o jornal O Estado de S.Paulo.

Antes do surto da gripe suína, o Tamiflu era vendido nas farmácias sob prescrição médica. De acordo com o jornal, a ideia é começar a exigir a retenção da receita, assim como ocorre com alguns medicamentos antidepressivos, por exemplo. A nova classificação deve ser analisada na próxima reunião da diretoria da Anvisa. "Há uma expectativa de que, no próximo ano, o remédio volte a ser comercializado", disse ao jornal o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.

O maior rigor para a venda do medicamento seria uma forma de evitar que o uso do produto seja feito de forma indiscriminada.

No início da epidemia da doença, a empresa fabricante, a Roche, recolheu o Tamiflu do varejo. O Ministério da Saúde não determinou uma proibição formal para a comercialização nas farmácias, mas fez um pedido à fabricante. A Roche, por sua vez, informava que a prioridade era atender a demanda do governo.

Para a próxima onda da gripe, esperada para 2010, a estimativa é a de que haja uma produção maior do Tamiflu. A maior oferta do antiviral abriria a possibilidade para a venda no varejo. De acordo com o Ministério da Saúde, apesar do estudo de viabilidade, não há nada acertado para o retorno do Tamiflu às farmácias.

Leia Também

ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia