Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Greve de fome contra Morales já conta com 200 na Bolívia

27 Nov 2006 - 13h36

A greve de fome contra o presidente da Bolívia, Evo Morales, iniciada há doze dias, já reúne cerca de 200 pessoas que reivindicam o respeito da legalidade vigente na aprovação da nova Constituição, informou nesta segunda-feira o partido UN (União Nacional). O protesto, impulsionado no último dia 15 por sete constituintes da assembléia do UN, conseguiu adeptos até se transformar em um "movimento cidadão", afirmou o grevista e líder do partido, Samuel Doria Medina.

Tanto o UN como o restante dos partidos de oposição rejeitam que a maioria governista na Assembléia Constituinte aprove os artigos da nova Carta Magna pela metade mais um dos votos, em vez dos dois terços necessários pela normativa vigente e a lei de convocação do fórum avalizada pelo próprio Morales. A decisão de Morales e de seu partido, o MAS (Movimento ao Socialismo), também fez com que todos os legisladores da oposição se retirassem do Congresso, suspendendo assim as sessões da casa.

No entanto, o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, declarou hoje à estatal ABI (Agência Boliviana de Informação) que as medidas de pressão da oposição "são dirigidas ao fracasso da Assembléia Constituinte". "Em geral, a cultura política da direita foi a conspiração, portanto não é de estranhar que esta cultura esteja sendo usada agora", afirmou.

Por seu lado, Doria Medina assegurou que a oposição espera "com paciência" a chegada da próxima semana para "salvar a Assembléia". O direitista se mostrou esperançoso sobre a nova reunião que o vice-presidente, Álvaro García Linera, terá com representantes da oposição na tentativa de sanar o conflito.

 

 

Mídia Max

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro