Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Grazielle Machado questiona falta de investimentos em Saúde Neo Natal

20 Nov 2009 - 13h10Por Fátima News, com Assessoria

“Os agentes políticos de Mato Grosso do Sul não direcionam investimentos para equipar os leitos de UTI Neo Natal em Campo Grande , porque a ação não dá votos”, a frase foi dita na abertura do discurso da líder do partido da República, vereadora Grazielle Machado, na Câmara Municipal de Campo Grande ao questionar a falta de investimentos públicos em leitos de UTI Neo Natal e Unidades intermediárias para bebês prematuros.

 

 

Grazielle Machado que há pouco mais de um mês foi submetida a uma cirurgia cesárea de emergência e permaneceu por 15 dias, com sua pequena Giovanna na UTI da Maternidade Cândido Mariano sentiu na pele, a importância dos investimentos públicos em saúde, ao lembrar que no início de 2006, intermediou, em ação conjunta com o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi Neto, o deputado estadual Londres Machado e o então Secretário de Saúde, Mathias Gonzáles, a entrega de 05 leitos intermediários de UTI Neo Natal na Maternidade Cândido Mariano.

 

 

Segundo ela, não há poder, dinheiro ou parentesco que tire a angustia de uma mãe ao necessitar de uma UTI para seu filho pré-maturo e não conseguir um leito disponível, justificando que a pequena Giovanna precisou aguardar por uma noite e um dia inteiro uma vaga na UTI da Maternidade Cândido Mariano.

 

 

Hoje, Campo Grande conta com uma estrutura de 14 leitos de UTI, sendo 10 leitos na Maternidade Candido Marianos e apenas quatro na Santa Casa. No Hospital Universitário, faltam equipamentos para manter o sistema de UTI funcionando e o Hospital particular El Kadri funciona como alternativa para mães com poucos recursos, direcionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Efetivamente apenas 14 leitos de UTI atendem os 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Uma estrutura muito pequena”, argumenta.

 

 

Na visão de Grazielle, faltam investimentos na área de saúde Neo Natal em Mato Grosso do Sul, mas acima de tudo falta sensibilidade dos agentes políticos em direcionar suas atenções ao problema. Para ela, faltam ações deliberadas no sentido de descentralizar os atendimentos no interior do Estado através da implementação de Unidades em cidades estratégicas como Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Coxim.

 

 

Ações - Na próxima semana, a vereadora Grazielle Machado tem, em sua agenda de trabalho, uma reunião com a Secretária Estadual de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi. Na pauta, a solicitação de um curso técnico que será ministrado pelos profissionais do Hospital Universitário, aos médicos, enfermeiros e técnicos da Maternidade Cândido Mariano. O Objetivo é a implantação do projeto Mães Canguru.

 

 

Mais além, Grazielle Machado deverá protocolizar um projeto de Lei que garantirá, o benefício do passe livre, com a isenção total da tarifa de transporte coletivo, às mães que tenham bebês internados em leitos de UTI, na cidade de Campo Grande.

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon