Em apenas oito anos o governo Zeca do PT ampliou a malha viária pavimentada do Estado em mais de 700 quilômetros, com investimento superior a R$ 500 milhões. É como se tivesse construído uma rodovia partindo da cidade de Mundo Novo, no extremo-sul do Estado, até Coxim, no extremo-norte.
Destacam-se nesse setor as ligações entre municípios até então sem acesso por rodovia pavimentada. Só a MS-384, que parte de Antônio João, passa por Bela Vista, Caracol e se liga à BR-257 com destino a Porto Murtinho, tem extensão de 184 quilômetros e foi toda pavimentada na gestão Zeca, com investimento de R$ 85 milhões.
No primeiro mandato de Zeca (1999-2002) foram pavimentados 250 quilômetros de rodovias, conforme relatório da Seinfra (Secretaria de Estado de Infra-estrutura e Habitação), perfazendo investimento de R$ 90 milhões do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e recursos do tesouro estadual.
No segundo mandato foram executados cerca de 450 quilômetros de pavimento novo, além das rodovias recuperadas e outras que passaram por manutenção. Em quatro anos a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) espalhou 36 frentes de obras por todo o Estado, destacando-se a MS-289, que liga o município de Coronel Sapucaia a Amambai; a MS-156, entre Amambai e Caarapó, inaugurada em outubro passado; acessos aos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Corguinho, Japorã, Costa Rica, Novo Horizonte, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Laguna Carapã em fase de conclusão.
No primeiro mandato foi concluída a pavimentação dos acessos de outras cinco cidades, inclusive Bonito, município com forte potencial turístico onde o investimento fez aumentar significativamente o número de visitantes.
Já está licitada e deve começar no primeiro trimestre de 2007 a pavimentação da rodovia Sul-Fronteira, maior obra rodoviária do governo Zeca do PT, que se estende por 227 quilômetros entre Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e o distrito de Sanga Puitã, em Ponta Porã. A rodovia se estende pela fronteira com o Paraguai, por isso é apontada como via estratégica para a fiscalização e a integração com o país vizinho. O financiamento é do Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Plata) orçado em US$ 28 milhões.
Rodovia da Integração – A principal obra rodoviária executada e entregue no governo Zeca, em extensão e investimento, é a MS-384, trecho de 184 quilômetros partindo de Antônio João até o entroncamento da BR-267 (com destino a Porto Murtinho), passando por Bela Vista e Caracol. Dividida em três frentes: Antônio João-Bela Vista, Bela Vista-Caracol e Caracol-BR 267, as obras demoraram quase quatro anos para terminar; o último trecho (Antônio João-Bela Vista) foi inaugurado em novembro pelo governador Zeca.
Esta MS foi batizada de "Rodovia da Integração", por ligar importantes municípios do Sudoeste, constituindo-se numa rota de exportação dos produtos daquela região via terminal portuário de Porto Murtinho.
Destacam-se nesse setor as ligações entre municípios até então sem acesso por rodovia pavimentada. Só a MS-384, que parte de Antônio João, passa por Bela Vista, Caracol e se liga à BR-257 com destino a Porto Murtinho, tem extensão de 184 quilômetros e foi toda pavimentada na gestão Zeca, com investimento de R$ 85 milhões.
No primeiro mandato de Zeca (1999-2002) foram pavimentados 250 quilômetros de rodovias, conforme relatório da Seinfra (Secretaria de Estado de Infra-estrutura e Habitação), perfazendo investimento de R$ 90 milhões do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e recursos do tesouro estadual.
No segundo mandato foram executados cerca de 450 quilômetros de pavimento novo, além das rodovias recuperadas e outras que passaram por manutenção. Em quatro anos a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) espalhou 36 frentes de obras por todo o Estado, destacando-se a MS-289, que liga o município de Coronel Sapucaia a Amambai; a MS-156, entre Amambai e Caarapó, inaugurada em outubro passado; acessos aos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Corguinho, Japorã, Costa Rica, Novo Horizonte, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Laguna Carapã em fase de conclusão.
No primeiro mandato foi concluída a pavimentação dos acessos de outras cinco cidades, inclusive Bonito, município com forte potencial turístico onde o investimento fez aumentar significativamente o número de visitantes.
Já está licitada e deve começar no primeiro trimestre de 2007 a pavimentação da rodovia Sul-Fronteira, maior obra rodoviária do governo Zeca do PT, que se estende por 227 quilômetros entre Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e o distrito de Sanga Puitã, em Ponta Porã. A rodovia se estende pela fronteira com o Paraguai, por isso é apontada como via estratégica para a fiscalização e a integração com o país vizinho. O financiamento é do Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Plata) orçado em US$ 28 milhões.
Rodovia da Integração – A principal obra rodoviária executada e entregue no governo Zeca, em extensão e investimento, é a MS-384, trecho de 184 quilômetros partindo de Antônio João até o entroncamento da BR-267 (com destino a Porto Murtinho), passando por Bela Vista e Caracol. Dividida em três frentes: Antônio João-Bela Vista, Bela Vista-Caracol e Caracol-BR 267, as obras demoraram quase quatro anos para terminar; o último trecho (Antônio João-Bela Vista) foi inaugurado em novembro pelo governador Zeca.
Esta MS foi batizada de "Rodovia da Integração", por ligar importantes municípios do Sudoeste, constituindo-se numa rota de exportação dos produtos daquela região via terminal portuário de Porto Murtinho.
Apn
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