Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Governo vai importar gasolina para compensar falta de álcool

19 Fev 2010 - 09h10Por Agência Brasil

A Petrobras confirmou ontem, (18), por meio de nota, que decidiu importar 1,2 milhão de barris de gasolina para fazer frente ao aumento da demanda pelo produto, causado principalmente pela redução na oferta de álcool no mercado.

 

Segundo a estatal, também houve aumento no consumo de gasolina pela redução no percentual de álcool anidro adicionado à gasolina, que passou de 25% para 20%, determinada pelo governo para elevar a oferta de álcool e conter o preço do produto nas bombas.

A empresa destacou que a importação de gasolina foi pequena, diante do consumo nacional, e causada pelo crescimento na demanda este ano: “Esta importação foi esporádica, aproveitando condições favoráveis de mercado e representa apenas o consumo de três dias, nas condições atuais de demanda aquecida. Em função da redução da oferta de etanol houve, nos dois primeiros meses de 2010, um crescimento entre 15% e 20% no consumo de gasolina em relação ao mesmo período de 2009”.

A estatal explicou que haveria condições de produzir a gasolina extra necessária, mas que isso afetaria a fabricação de outros produtos: “As refinarias da Petrobras têm condições de aumentar a produção de gasolina, porém reduzindo os volumes de diesel e nafta (matéria-prima petroquímica) que são, em parte, importados. A opção mais econômica foi manter a produção desses dois derivados, cuja importação é mais onerosa, e fazer essa importação esporádica de gasolina automotiva”.

De acordo com a Petrobras, a chegada da safra de álcool, nos próximos meses, deverá regularizar a demanda por gasolina. Ainda segundo a estatal, a importação do produto não causará impacto nos preços aos consumidores.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo