O governo federal vai iniciar estudos de viabilidade para a construção de mil quilômetros de ferrovia que ligará Maracaju, ao sul do Mato Grosso do Sul, ao porto de Paranaguá, no Paraná.
O traçado é reivindicação antiga dos dois Estados, cujos governadores estiveram reunidos nesta quarta-feira com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A obra deve custar R$ 5 bilhões, pelos cálculos do governador do Paraná, Beto Richa.
O objetivo é fortalecer o Porto de Paranaguá e descongestionar rodovias de escoamento da produção local, baseada em grãos como soja e algodão.
Atualmente, o Mato Grosso do Sul está ligado, por meio de ferrovias, apenas ao porto de Santos, de onde sai grande parte da produção agrícola da região.
Segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), será criada em breve uma comissão para analisar custo e viabilidade desse ramal ferroviário.
"É a região mais rica do país e não tem uma logística avançada de transporte", disse Figueiredo, após encontro.
A ferrovia será construída no novo modelo do setor, em que a Valec (empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes) constrói e gerencia a ferrovia e empresas interessadas compram o direito de passagem, sem regime de exclusividade, como acontece atualmente.
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