Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo realiza 1º encontro do curso de Libras na UFMS

29 Nov 2004 - 15h54
Para discutir as questões que dizem respeito ao ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através do Departamento de Letras, e a Secretaria de Estado de Educação (SED), através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), realizam de hoje até amanhã, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), o 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto, voltado ao universo acadêmico.

Sob o tema “A universidade e o surdo: um encontro inevitável”, o evento discutirá as questões que permeiam o ensino da Libras em todos os níveis de ensino. Cerca de 200 pessoas, entre diretores de escolas que trabalham com alunos surdos, entidades que atuam na formação de instrução dos surdos e representantes de universidades, participam do encontro. “Não basta falarmos sobre inclusão dos surdos apenas no contexto da educação básica. É preciso ampliar as discussões, fazendo uma abordagem, também, do acesso do surdo à universidade”, afirma a coordenadora do CAS, Cícera Celma Cosmo de Arruda.

O 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto aborda as perspectivas lingüísticas (caminhos percorridos e os novos desafios) da Libras, sistematização do ensino dessa linguagem e o papel do instrutor surdo e o ensino da Libras. Além disso, haverá a exposição de painéis e mesas redondas e debates sobre a temática da surdez. Entre os ministrantes, estão a professora doutora Maria Emília Borges Daniel, a coordenadora estadual do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, professora Shirley Vilhalva, a professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Maria Luiza Arruda de Almeida Serra, além de acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia e instrutores de libras que atuam na Capital e no interior.

O encontro é uma conseqüência do projeto de extensão da UFMS Libras em Contexto, que, durante todo o ano, ofereceu o curso básico de linguagem de sinais a cerca de 20 alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras. O CAS/SED cedeu os profissionais para atuarem no curso, que teve a primeira edição este ano. “Nosso objetivo é formar multiplicadores”, observa o acadêmico de Letras, coordenador do curso e membro da comissão de educação especial da UFMS, Oldemar Cabanhe. Em 2005, o objetivo é expandir o curso para outras licenciaturas e para a comunidade.

As atividades se estenderão hoje pela tarde e noite no Anfiteatro do CCHS da UFMS. Amanhã, será retomado o encontro a partir das 18h. Outras informações pelo telefone 325-6611.
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS