Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Governo reage à estatização de petróleo da Bolívia

14 Set 2006 - 17h19
O governo brasileiro reagiu hoje à decisão do Ministério de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia de estatizar a produção, transporte, refino, armazenamento e comercialização de petróleo e gás liquefeito de petróleo produzido no País.

No dia 1º de maio deste ano, o presidente boliviano, Evo Morales, anunciou a nacionalização dos campos de petróleo e gás natural e das refinarias. As negociações entre a Bolívia e o Brasil estavam suspensas por impasse na negociação do preço do gás importado pelo Brasil. Na quarta-feira, uma resolução do governo boliviano detalhou o processo de nacionalização de duas refinarias da estatal brasileira no país andino. A estatal boliviana YPFB terá o controle da exportação de combustíveis produzidos nas duas refinarias, assumindo também a definição de preços para os mercados externo e interno. De agora em diante, a Petrobras não poderá exportar esses produtos livremente, ela tem de fazer isso por meio da YPFB.

A ministra chefe da Casa Civil disse que o governo está olhando com muito cuidado esta questão e está preocupado. Na tarde de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que entrasse em contato com o governo boliviano para discutir a questão.

"Esse processo está em andamento. O governo brasileiro considera que o que está sendo feito não está dentro do que foi acertado entre os dois governos". No final da tarde, a expectativa é que o governo volte a se pronunciar sobre o assunto.

Diante da posição boliviana, a visita a La Paz do ministro Rondeau e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que seria feita amanhã, está suspensa.

 

Mídia Max

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'