Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Governo prepara em março a segunda fase do PAC

18 Jan 2010 - 16h37Por Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer evitar ao máximo que a equipe de governo se desmobilize neste último ano de seu governo por conta das eleições, o que pode prejudicar o crescimento da economia previsto para 2010 e as políticas sociais já em andamento. Este será um dos temas a serem abordados pelo presidente, na primeira reunião ministerial deste ano, marcada para quinta-feira (21).

Hoje, na reunião com os ministros de sua equipe de coordenação política, Lula tratou da preparação da reunião ministerial. Segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na reunião ministerial o presidente também fará uma avaliação das ações implementadas em 2009.

O ministro destacou que, na avaliação do presidente Lula, “o fato de o Brasil ter superado a crise internacional não é motivo para desmobilizar as equipes que atuam nesta área”. A continuidade das ações, acrescentou, é necessária para que o país mantenha o ritmo acelerado de crescimento e das ações sociais.

Padilha disse, ainda, que o presidente já deixou claro que as eleições presidenciais de outubro de 2010 não serão tratadas nas reuniões de governo. Lula delegou a tarefa de tratar das costuras políticas as direções dos partidos que integram sua base de sustentação, para a preservação da atual aliança.

Em março, o presidente deve anunciar o lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O objetivo, explicou o ministro, é garantir que os programas já implementados ou em andamento sejam preservados a partir de 2011.

Uma das orientações do presidente, nesta segunda etapa do PAC, é que sua equipe analise medidas específicas para as regiões metropolitanas, como saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos. Padilha destacou, ainda, que o presidente quer a incorporação, no PAC 2, dos investimentos orçamentários previstos para a área de ciência e tecnologia e de universalização e democratização da internet.

Até o momento, ressaltou ele, os investimentos a serem realizados na se segunda etapa do PAC ainda não estão dimensionados. Isso deve estar pronto em março, disse Padilha.

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas