Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Governo não vai flexibilizar Lei de Responsabilidade Fiscal

27 Out 2006 - 16h35

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que não há qualquer projeto de flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal e que "não está em pauta a modificação do superávit primário, que será mantido neste patamar. Esse tipo de flexibilização não existe".

Segundo Mantega, o objetivo "é estudar as dificuldades fiscais de alguns Estados e municípios para ver se há alguma saída dentro dos limites da lei". Ele admite que encontrar a solução sem ferir a lei é uma equação difícil. "É um desafio grande, mas é para isso que serve o governo, para desafios muito grandes, não para coisas triviais", afirmou.

Indagado se considera a lei muito rígida, o ministro respondeu que "a lei tem que ser rígida mesmo, não deve ser flexibilizada", mas disse considerar que há outras saídas que podem ser estudadas para Estados em situação muito difícil, citando como exemplo o Rio Grande do Sul.

"Queremos criar um grupo de trabalho para ver se existe alguma saída", afirmou, acrescentando que o objetivo é estudar detalhadamente a situação de cada Estado. "Não queremos transferir esforços fiscais dos Estados para a União", garantiu.

O ministro havia confirmado na quinta-feira que o Tesouro Nacional criará um grupo de trabalho para analisar as dificuldades fiscais e orçamentárias de Estados e municípios.

A confirmação foi feita pelo ministro após entrevista do presidente Lula a rádios gaúchas, na qual o candidato do PT à reeleição adiantou que um grupo de trabalho estudará a situação dos Estados cujo endividamento supere os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Agência Estado

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA