Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Governo não medirá esforços para evitar valorização do real, diz Mantega

5 Jan 2011 - 06h52Por Conjuntura Online

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo brasileiro não irá "medir esforços" para evitar o derretimento do dólar, ao menos ante o real.

De acordo com o ministro, a perda de valor da moeda norte-americana acontece em todo o mundo, e não apenas no Brasil, em decorrência dos sinais mais positivos da economia dos Estados Unidos.

"Parece contraditório, mas, num primeiro momento, os investidores ficam mais confiantes e saem do dólar para investir em ativos de maior risco. Esperamos que, no futuro, essa recuperação da economia norte-americana possa reduzir a política expansionista nos Estados Unidos e aumentar os juros por lá e o dólar passe a se valorizar", afirmou.

Mantega também afirmou, durante entrevista coletiva, que no início deste ano o governo fará um forte ajuste fiscal, reduzindo bastante a demanda do governo. De acordo com o ministro, com gastos estatais menores, reduzem as pressões inflacionárias e facilita o trabalho da política monetária, coordenada pelo Banco Central, que poderá gradualmente reduzir os juros.

"Juros altos atraem esse investimento estrangeiro. Com um movimento de queda de juros, diminui o interesse de estrangeiros em realizar arbitragem de juros no país [quando investidores tomam dinheiro em países com taxas de juros menores e aplicam em nações com taxas mais elevadas, ficando com o lucro das operações]. Isso terá impacto no câmbio", afirmou Mantega.

Ele ressaltou que ainda estão em estudos os contingenciamentos que serão realizados no Orçamento, mas afirmou que todos os ministérios terão uma disponibilidade menor de recursos. "Vamos analisar cada ministério, suas necessidades, quais os custos ou custeios que podem ser revistos. Um corte linear não é inteligente", disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas