Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Governo minimiza virose de suínos descoberta em Dourados

26 Mar 2010 - 07h42Por Campo Grande News

A secretária de Estado de Produção, Teresa Cristina Correa da Costa e a diretora da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Carrijo, minimizaram na tarde de ontem, a gravidade da doença de Aujeszky, cuja suspeita fez com que a agência abatesse 60 animais suspeitos de terem a virose.

De acordo com a secretária de Produção, as duas fazendas onde foram abatidos os porcos com suspeita da doença não atingem grande extensão e estão distante 5 quilômetros entre si e das demais propriedades da região. “É algo sem importância. Não há motivo para alarde”, afirmou Teresa Cristina.

Cristina Carrijo explicou que os 60 porcos com suspeita da doença ainda não tiveram manifestações de sintomas que garantissem o diagnóstico. “Surgiu a suspeita e os animais foram sacrificados”, disse. Os exames foram feitos, mas segundo a diretora da Iagro os resultados só serão emitidos nos próximos dias.

Segundo o diretor técnico da Iagro, José Mario Pinese, a doença é transmitida por vírus normalmente entre suínos através do contato direto, mas há casos em que outros animais, principalmente eqüinos e aves, desenvolvem o mal.

Para José Mario, a ação da Iagro foi imediata, o que faz com que os veterinários acreditem que a doença não irá se espalhar. “Quanto mais rápido a ação, mais eficiente o combate ao foco e à doença. Não há risco”, explicou.

Apesar de minimizar riscos e garantir que a doença não irá se espalhar, os técnicos da Iagro explicaram que os cuidados em relação à áreas e animais são semelhantes ao combate de focos de febre aftosa, para evitar que as pessoas e veículos não circulem o vírus.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso