Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo isenta Taxa de Movimentação Florestal e fomenta silvicultura no Estado

17 Mai 2011 - 17h18

Considerando o setor da silvicultura como um dos mais importantes para a economia de Mato Grosso do Sul e um dos que mais crescem no País, o governador André Puccinelli assinou hoje um novo beneficio para fomentar a atividade no Estado. Em reunião com empresários do ramo e com a diretoria da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore), Puccinelli autorizou a isenção da Taxa de Movimentação Florestal (TMF).

“Mais uma vez o governo demonstra que se importa com o setor e com o crescimento do Estado. É uma sensibilidade que podemos constatar nos números que foram apresentados ao governador no Anuário de Estatísticas que foi entregue. Ele mostra que Mato Grosso do Sul foi o Estado que mais cresceu em florestas novas no Brasil em 2010, chegando a 30% mais áreas que no ano anterior”, afirmou o presidente da Reflore, Luiz Calvo Ramires Júnior. Segundo ele, o anuário aponta que a segunda região com os melhores resultados apresentaram índices que chegam a apenas 10% de crescimento.

Ramires explica que boa parte das áreas florestais do Brasil foram reformadas, ou seja, houve corte e replantio da produção. Em Mato Grosso do Sul acontece um aumento da cultura, fazendo crescer o índice de novas áreas plantadas. 

 

Conforme o governador André, a iniciativa de isentar o setor da taxa de TMF é uma forma de contribuir de forma positiva para um ramo da economia que ajuda a desenvolver Mato Grosso do Sul. “O setor da silvicultura vem respondendo a altura numa parceria que dá novo impulso para a atividade e assim o Estado inova ao preservar o nosso cerrado”, observou Puccinelli.

André destacou ainda que não é a primeira vez que o governo do Estado investe em maneiras de fomento ao ramo econômico. “Temos leis de incentivo ao setor que foram imediatamente copiadas em todo o País, o que nos dá muito orgulho”, lembrou.

O presidente da Reflore também ressaltou as ações de incentivo do governo. “A primeira ação foi a dispensa de solicitação do licenciamento ambiental e desde então viemos buscando mais e temos tido um retorno positivo do governo do Estado que está contribuindo para a desburocratização do setor e melhorando os tramites”, avaliou Ramires.

Para o representante dos produtores o novo incentivo do governo será de grande importância para desonerar a produção que estaria encarecendo para os pequenos produtores. “Então dá mais apoio, ajuda a continuar produzindo”, disse.

O governador André afirmou também que Mato Grosso do Sul quer se tornar o “Vale da Celulose” no País e já espera a segunda grande empresa do setor produtivo que deve se instalar no Estado: a Florestal Brasil. “Há ainda a possibilidade de trazermos mais duas estrangeiras”, destacou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon