Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Governo faz balanço de casos de raiva bovina no Estado

12 Dez 2006 - 12h00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) faz balanço do número de casos de raiva em Mato Grosso do Sul. Durante todo o ano de 2005 foram diagnosticados 67 casos de raiva bovina transmitida pelos morcegos hematófagos. Já em 2006 o número de casos de raiva diagnosticado é de 43.

Segundo dados do Programa de Controle de Raiva do órgão, em 2005 o município que mais apresentou números de casos de raiva bovina foi Costa Rica (Norte do Estado) com 20 casos diagnosticados como positivo, e este ano Costa Rica também teve o maior número de casos de raiva bovina, totalizando 13. Isso se deve ao grande número de cavernas que existem no município.


Sintomas da raiva - Andar cambaleante, salivação, olhos estatelados, o boi se afasta do rebanho, cai e não consegue mais levantar morrendo em no máximo cinco dias. O principal transmissor da raiva para os bovídeos são os morcegos hematófagos – aqueles que se alimentam de sangue. A raiva também é transmitida ao homem pelo animal, e por isso qualquer suspeita de infecção humana deve-se procurar um posto de saúde. A raiva é uma doença mortal.


Segundo Ademar Mori, coordenador do Programa de Raiva do Iagro, “o último caso de raiva detectado em Campo Grande foi em 1996, e só agora é que a doença voltou a aparecer na Capital”.

“O trabalho que está sendo feito pelos nossos veterinários é de muita competência. Estamos alertando aos produtores e orientando que vacinem seu gado contra a raiva, já que a vacinação só é obrigatória para os 14 municípios das regiões do Pantanal e Peripantanal”, finalizou João Cavalléro, diretor-presidente do Iagro.


Procedimentos - Os procedimentos adotados devem ser a vacinação dos animais e reforço em 30 dias em todas as propriedades, e a comunicação é obrigatória ao Iagro quando houver suspeita de animal doente na propriedade. Mais informações pelo telefone 0800-679120. A ligação é gratuita.

 

 

 

Iagro

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro