Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governo estadual paga amanhã salários de novembro

7 Dez 2006 - 14h39
O governador Zeca do PT anunciou esta semana antecipação em três dias do pagamento salarial aos servidores públicos estaduais. Os salários estarão à disposição do funcionalismo amanhã, montante equivalente a R$ 98 milhões, segundo o secretário de Estado de Receita e Controle, Etsuo Hirakawa. Com o pagamento dos salários, do 13º no dia 20 e a quitação das rescisões dos servidores comissionados, o Estado injeta na economia R$ 200 milhões em dezembro. Os comerciantes comemoram a chegada desses recursos e prevêem aumento substancial nas vendas.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL), Marcello Marques, há uma espera muito boa no aumento do fluxo de consumidores após os pagamentos da folha salarial e 13º salário. “É uma expectativa grande. Já tivemos aumento no último fim de semana, cerca de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, aumentamos nossa expectativa de crescimento nas vendas – que era também de 7% – para algo em torno de 10% a 15% em relação a dezembro 2005.”

O presidente relata que, junto com o aumento nas vendas, cresceu o número de vagas no mercado de trabalho. Segundo ele, mais de duas mil foram ofertadas. “As contratações podem até chegar a 2,5 mil pessoas até o final do ano”, acredita.

Os índices defendidos pela CDL são diferentes dos expostos pelas pesquisas da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), que também aponta aumento no número de vendas, porém em percentual mais modesto. Para a instituição, a proporção de vendas neste último mês de 2006 será entre 7% e 10% superior a dezembro de 2005. As consultas realizadas pelas entidades lojistas consideram principalmente os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).


Expectativas – Afinados com as expectativas das entidades representativas, os lojistas da região central de Campo Grande aguardam ansiosos a liberação dos salários dos servidores públicos (municipais, estaduais e federais) para ver o movimento aumentar. O funcionalismo é responsável por 52% do total de clientes do comércio, segundo a CDL.

Para Fabrisa Corrêa, gerente há quatro anos de um loja de roupas, o dinheiro pago pelo governo estadual a seus funcionários “dá um novo ânimo” ao comércio da Capital. “Ano passado, neste período, o movimento estava maior. Mas a expectativa é esperançosa daqui para o fim do ano porque eles [referindo-se aos servidores] deixam para comprar tudo nos dias que antecedem ao Natal, como todo brasileiro, que acaba deixando tudo para última hora”, brinca.

Ronan Gonçalves dos Santos, um dos gerentes de uma loja especializada em calçados, também anseia por uma maior clientela. “O que todo mundo espera é o pagamento dos servidores para aquecer as vendas. O pagamento do 13º vai alavancá-las – esperamos. As lojas aumentam o estoque nessa época. Sempre tem um presente no fim de ano que alguém quer dar. É a tradição do brasileiro. Podemos dizer que todo comerciário planta o ano inteiro para colher em dezembro.”

Essa opinião é compartilhada por Roberto Santos, gerente de uma casa de eletrodomésticos. “A expectativa de crescimento de vendas é enorme, principalmente após a mudança no horário comercial para atendimento até as 22h. Nossa Capital não tem muitas fontes, então, o funcionalismo público é que faz a grande parte de nossa clientela.”

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente