Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Governo é parceiro de programa de inserção produtiva pelo artesanato

14 Out 2009 - 13h09Por Notícias.MS

No município de Ivinhema, a 282 quilômetros da Capital, um programa de geração de renda da Prefeitura em parceria com o governo do Estado insere comunidades rurais no processo produtivo. Os trabalhos garantem rendimento e autoestima a homens e mulheres.

 

 

Nas diversas atividades oferecidas, os participantes têm oportunidade de aprender novos ofícios e de colocar em prática talentos próprios.

 

 

O Programa Municipal Núcleos de Inclusão Produtiva tem no artesanato uma de suas maiores forças. Somente nessa área funcionam 16 núcleos. De culinária a peças de fibra de cana, uma diversidade de produtos sai das mãos dos artesãos diretamente para feiras e exposições. O governo do Estado é um dos principais parceiros, através da Fundação do Trabalho e da Fundação de Cultura.

 

 

Uma das mais recentes conquistas do programa foi a especialização de 14 mulheres da Vila Cristina, na Gleba Ubiratan, no curso de design de edredom. Em visita à comunidade, o governador André Puccinelli viu de perto o resultado dos trabalhos artesanais, fonte de renda e de orgulho para quem participa da iniciativa. “O projeto de artesanato de Ivinhema vai ao encontro do anseio das mulheres trabalhadoras rurais, complementa a renda e é um ponto de encontro para todas nós”, disse a artesã Georgina Olívio, 52 anos, uma das integrantes do grupo que se reúne seis dias por semana para criar as peças acolchoadas e baixeiros de lã que já foram expostas até em evento na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

“A Fundação de Cultura do Estado nos ajuda muito tanto no fornecimento do design para os bordados quanto na promoção de feiras. É nesses eventos que conseguimos potenciais compradores”, diz a coordenadora do núcleo da Vila Cristina, Elaine Cristina Escarmanhani Branquinho. Segundo o governador, incentivos a iniciativas localizadas como essa da Prefeitura de Ivinhema são frutos da política do governo de estar próximo aos municípios, conhecer a realidade de cada um e trabalhar pelo desenvolvimento das cidades. “Desde que assumimos, nos determinamos e aos nossos secretários andar pelos municípios, para ver e sentir o que precisam, e elaborar nossas políticas. Esse trabalho que os 16 núcleos fazem aqui é motivo de orgulho e de agradecimento”, afirmou.

 

 

Multiplicidade

 

 

A inclusão produtiva através de peças e produtos artesanais desenvolve a criatividade e o talento. Produtos comestíveis ou para decoração; peças práticas para uso diário ou para exibir compõem o charmoso e variado catálogo dos artesãos de Ivinhema. Os núcleos estão baseados em um processo que envolve a valorização cultural e a agricultura familiar. Segundo a prefeitura, a proposta é promover as famílias de baixa renda através de alternativas que possibilitem o crescimento cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

 

A relação Cultura/Arte quer proporcionar acesso aos meios para que os diferentes grupos reproduzam valores, costumes, sentidos, atando laços que ligam histórias, pessoas, famílias, lugares e estruturas sociais. O projeto conta com 16 nucleos: Núcleo de Artesanato em Cerâmica (Amandina); Núcleo de Artesanato em Costura (Triguenã); Núcleo de Culinária Bairros; Núcleo de Tecelagem (Gleba Angelina); Núcleos de Culinária (Amandina); Núcleo de Artesanato Corte, Costura e Customização (Amandina); Núcleo de Artesanato Bom Pastor (Vila Cristina); Derivados de Mandioca; Núcleo de Papel Artesanal (Ouro Verde); Núcleo de Artesanato em Couro (bairro Itapoã); Núcleo de Artesanato Piravevê; Núcleo de Artesanato Assentamento São Sebastião; Núcleo de Artesanato em Fibras de Cana (Triguenã); Núcleo de Artesanato Gleba Vitória com Arte; Núcleo de Pintura (Amandina); Núcleo de Culinária Gleba Vitória.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada