Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo é parceiro de programa de inserção produtiva pelo artesanato

14 Out 2009 - 13h09Por Notícias.MS

No município de Ivinhema, a 282 quilômetros da Capital, um programa de geração de renda da Prefeitura em parceria com o governo do Estado insere comunidades rurais no processo produtivo. Os trabalhos garantem rendimento e autoestima a homens e mulheres.

 

 

Nas diversas atividades oferecidas, os participantes têm oportunidade de aprender novos ofícios e de colocar em prática talentos próprios.

 

 

O Programa Municipal Núcleos de Inclusão Produtiva tem no artesanato uma de suas maiores forças. Somente nessa área funcionam 16 núcleos. De culinária a peças de fibra de cana, uma diversidade de produtos sai das mãos dos artesãos diretamente para feiras e exposições. O governo do Estado é um dos principais parceiros, através da Fundação do Trabalho e da Fundação de Cultura.

 

 

Uma das mais recentes conquistas do programa foi a especialização de 14 mulheres da Vila Cristina, na Gleba Ubiratan, no curso de design de edredom. Em visita à comunidade, o governador André Puccinelli viu de perto o resultado dos trabalhos artesanais, fonte de renda e de orgulho para quem participa da iniciativa. “O projeto de artesanato de Ivinhema vai ao encontro do anseio das mulheres trabalhadoras rurais, complementa a renda e é um ponto de encontro para todas nós”, disse a artesã Georgina Olívio, 52 anos, uma das integrantes do grupo que se reúne seis dias por semana para criar as peças acolchoadas e baixeiros de lã que já foram expostas até em evento na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

“A Fundação de Cultura do Estado nos ajuda muito tanto no fornecimento do design para os bordados quanto na promoção de feiras. É nesses eventos que conseguimos potenciais compradores”, diz a coordenadora do núcleo da Vila Cristina, Elaine Cristina Escarmanhani Branquinho. Segundo o governador, incentivos a iniciativas localizadas como essa da Prefeitura de Ivinhema são frutos da política do governo de estar próximo aos municípios, conhecer a realidade de cada um e trabalhar pelo desenvolvimento das cidades. “Desde que assumimos, nos determinamos e aos nossos secretários andar pelos municípios, para ver e sentir o que precisam, e elaborar nossas políticas. Esse trabalho que os 16 núcleos fazem aqui é motivo de orgulho e de agradecimento”, afirmou.

 

 

Multiplicidade

 

 

A inclusão produtiva através de peças e produtos artesanais desenvolve a criatividade e o talento. Produtos comestíveis ou para decoração; peças práticas para uso diário ou para exibir compõem o charmoso e variado catálogo dos artesãos de Ivinhema. Os núcleos estão baseados em um processo que envolve a valorização cultural e a agricultura familiar. Segundo a prefeitura, a proposta é promover as famílias de baixa renda através de alternativas que possibilitem o crescimento cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

 

A relação Cultura/Arte quer proporcionar acesso aos meios para que os diferentes grupos reproduzam valores, costumes, sentidos, atando laços que ligam histórias, pessoas, famílias, lugares e estruturas sociais. O projeto conta com 16 nucleos: Núcleo de Artesanato em Cerâmica (Amandina); Núcleo de Artesanato em Costura (Triguenã); Núcleo de Culinária Bairros; Núcleo de Tecelagem (Gleba Angelina); Núcleos de Culinária (Amandina); Núcleo de Artesanato Corte, Costura e Customização (Amandina); Núcleo de Artesanato Bom Pastor (Vila Cristina); Derivados de Mandioca; Núcleo de Papel Artesanal (Ouro Verde); Núcleo de Artesanato em Couro (bairro Itapoã); Núcleo de Artesanato Piravevê; Núcleo de Artesanato Assentamento São Sebastião; Núcleo de Artesanato em Fibras de Cana (Triguenã); Núcleo de Artesanato Gleba Vitória com Arte; Núcleo de Pintura (Amandina); Núcleo de Culinária Gleba Vitória.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS