Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo do Estado leva a arte de MS a outras regiões brasileiras

10 Nov 2010 - 12h56Por FCMS
Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), neste mês inverte a ação cultural promovida pelo projeto “MS Canta Brasil” e lança a caravana “Brasil Canta MS”, que levará a arte sul-mato-grossense a cinco estados brasileiros.

De 12 a 14 de novembro a caravana, integrada por 32 pessoas, entre técnicos e músicos de Mato Grosso do Sul levará além fronteira a sonoridade sul-mato-grossense além de mostras de
artesanato e artes-plásticas. Na programação estão previstas apresentações em São Paulo na Fundação Memorial da América Latina – FMAL (12 de novembro), no Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (16 de novembro), em Curitiba no auditório do Canal da Música – RTVE (19 de novembro), no Theatro Adolpho Mello de São José, cidade metropolitana de Florianópolis (21 de novembro) e no Teatro Dante Barone de Porto Alegre.A caravana “Brasil Canta MS” tem o objetivo de mostrar a outros estados brasileiros, diversos aspectos da arte e cultura desenvolvida em MS.

A arte de MS

Nesta *tournée*, a 1ª com essas características realizadas pela FCMS, dá destaque à música  sul-mato-grossense por meio do show “Planeta Música”, que já foi apresentado há 3 anos no Festival de Inverno de Bonito. O espetáculo, que têm a direção do músico e produtor Otávio Neto, apresenta artistas de notável expressão em nosso estado, tais como os compositores Gílson, Jerry e Geraldo Espíndola, Filho dos Livres, a cantora Edineide Dias, os músicos Sandro Moreno, Alex Mesquita, Adriano Magôo, Otávio Neto e Marcos Assunção mais o Quarteto de Cordas dirigido pelo Maestro Eduardo Martinelli, além de bailarinas do grupo Corpomancia dirigidas por Franciela Cavalieri. “O Planeta Música é um coletivo artístico musical resultante de uma pesquisa que fiz de inúmeras composições feitas desde 1970, hoje consideradas tradicionais de Mato Grosso do Sul. Mostrar a nossa arte em capitais que têm uma grande expressão cultural no Brasil é muito importante pois serve como ponte para que existam futuros encontros artísticos”, afirmou o produtor musical Otávio Neto.

A mostra de artesanato preparada especialmente para este projeto, levará ao público brasileiro cerca de 80 peças que incluem toda a diversidade da artesania sul-mato-grossense, inclusive a dos índios Terena e Kadiwéu. Já a mostra de artes plásticas colocará em exposição obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), assinadas por artistas como Humberto Espíndola, Marize Anzoathegui, Tchelo Lima (Dourados), Ana Ruas, Jorapimo (Corumbá), Henrique Spengler (Coxim), Vânia Pereira, Priscila Pessoa, Isac de Oliveira, Buga e Miska.

O projeto

O projeto “Brasil Canta MS” criado pela FCMS conta com recursos da ordem de R$ 456.530,28 oriundos do Ministério da Cultura (Minc) por meio de emenda parlamentar de autoria da senadora Marisa Serrano com a contrapartida do governo estadual no valor de R$ 30.000 que foram investidos em despesas complementares não absorvidas pelos recursos do Minc. “Este é um momento especial para a arte e a cultura de MS que cada vez mais rompe as fronteiras do Estado e do país mostrando a capacidade criativa e o talento dos artistas de MS”, conclui Américo Calheiros, presidente da FCMS.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS