Menu
SADER_FULL
quarta, 22 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Governo distribui remédios de graça contra hipertensão e diabetes

5 Fev 2011 - 07h56Por

A partir desta semana, medicamentos para tratar hipertensão e diabetes vão ser oferecidos de graça em drogarias que fazem parte do programa Aqui Tem Farmácia Popular.

A gratuidade dos medicamentos foi anunciada nesta quinta-feira pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. A estimativa é de que em breve mais de quinze mil farmácias já estejam credenciados ao programa.

Para a presidenta Dilma Rousseff, esse programa será de grande importância, já que os medicamentos são os itens de maior peso no bolso das famílias mais humildes.

"Doze por cento da renda da população mais pobre é gasta com remédio, enquanto para as faixas com maior poder aquisitivo essa despesa não pesa mais do que dois por cento.

Nós vamos concentrar nossos esforços para impedir que o ônus da diferença de renda ou uma renda menor coloque em risco portadores de doenças para as quais a medicina já tem tratamento seguro e garantido, como a hipertensão e a diabetes"

O ministro Alexandre Padilha assegurou que todo o processo de oferta de medicamentos do Aqui Tem Farmácia Popular será rigorosamente fiscalizado pelo Ministério da Saúde.

"Nós estamos anunciando hoje novas medidas de blindagem eletrônica do sistema. Cada pessoa que for na farmácia, quando receber o medicamento, vai receber junto um cupom.

Nesse cupom vai ter o CRM do médico, qual foi a indicação, qual foi o medicamento dispensado, qual que é o número do vendedor, quais as características daquela farmácia, local da farmácia.

Para que a gente possa ampliar os mecanismos de auditagem e de acompanhamento. Além disso, no Ministério da Saúde nós estamos determinando uma ação específica da ouvidoria do SUS."

O ministro Padilha anunciou ainda a criação de um grupo técnico composto pelo Ministério da Saúde, o setor privado, a indústria farmacêutica e a rede de varejo para acompanhar a execução do programa.

O Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia mais de um milhão de brasileiros por mês. Destes, cerca de 660 mil são hipertensos ou diabéticos.(Ministério da Saúde)

Deixe seu Comentário

Leia Também

HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada
CARROS SEMINOVOS
Como fazer uma boa escolha de veículos seminovos
LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas