Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Governo deve fechar proposta de reajuste para aposentados nesta quinta

12 Nov 2009 - 08h38Por Folha Online

O governo deve fechar amanhã uma proposta de reajuste para os aposentados e pensionistas. Segundo o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu consultar os líderes da base aliada no Congresso, em uma reunião marcada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) --sede provisória do governo-- antes de bater o martelo.

A proposta que mais tem força no governo prevê um aumento de 6,3% nas aposentadorias com valores acima do salário mínimo a partir de janeiro de 2010. Esse índice seria composto pela reposição da inflação e 50% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) registrado em 2008.

No encontro, o governo deve tentar garantir o compromisso de que a proposta será votada por meio de medida provisória. "É fundamental ouvir todos os lideres da base. Nessa reunião, o presidente vai decidir de que forma encaminhar esta proposta de acordo com as centrais sindicais que altera a aposentadoria, as condições de aposentadoria e garante este reajuste acima da inflação, de acordo com a metade do crescimento da economia", disse.

A intenção do governo é organizar os líderes dos partidos aliados para retirar do projeto a emenda que equipara os benefícios do INSS acima do mínimo, transformando em destaque de plenário, para que a maioria governista consiga aprovar o texto de valorização do salário mínimo sem a polêmica dos aposentados.

O reajuste das aposentadorias viria, então, por meio de MP (medida provisória) após novo acordo que está sendo costurado pelo presidente Lula junto aos sindicalistas e Ministério da Previdência.

Segundo Fontana, a equipe econômica ainda continua resistente à proposta. "A área econômica voltou a colocar que as condições das finanças do país são bastante difíceis, a arrecadação está caindo, mas entende que este padrão de proposta que foi feito, que foi fruto de toda negociação, se tiver concordância de todos os líderes da base, deve ser aceita", afirmou.

O líder disse que é natural que os aposentados reivindiquem um reajuste maior. "Nós compreendemos que os aposentados lutam sempre pelo maior, mas este ganho acima da inflação é uma conquista importante", disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado