Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo de MS quer mais empresários parceiros do Projovem

29 Jan 2010 - 16h44Por MS Notícias

Mato Grosso do Sul superou a meta de colocação no mercado de trabalho de jovens capacitados no Projovem Trabalhador, e a proposta do governador André Puccinelli é que mais empresários tornem-se parceiros na oferta de vagas. Durante o 1º Encontro Projovem – Empresários hoje (29), na Capital, André destacou a importância dos empreendedores e garantiu empenho do governo para aperfeiçoar cada vez mais a formação de mão-de-obra. “Aquele que emprega tem um papel fundamental no desenvolvimento. Ao governo cabe estar ao lado do empresariado, porque a pessoa que tem capacitação é que vai conseguir, de fato, o emprego no mundo globalizado”, afirmou. “O governo tem procurado, desde o início, através da Secretaria e da Fundação do Trabalho, junto com as entidades comerciais e industriais, oportunizar a capacitação”.

Depois da Capital, o mesmo encontro vai ser promovido em outras nove regiões do Estado, envolvendo os 30 municípios onde o programa é executado, com um alcance de 5.500 jovens. O Projovem Trabalhador executado em Mato Grosso do Sul é uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, e visa incentivar a elevação da escolaridade e promover a formação profissional de pessoas entre 18 e 29 anos.

Durante o Encontro, governo e empresários comemoraram um dos melhores resultados da parceria, a garantia de emprego para 53% dos jovens formados no programa. Esse índice está sendo obtido graças a seis Termos de Cooperação firmados com comércios e indústrias de diferentes portes, nos setores de confecção, transporte e turismo, alimentos e supermercadista. A parceria foi firmada com as empresas Madeplac, Vacaria Transportes e Guia do Marceneiro, do mesmo grupo; Seara Alimentos; TDB Têxtil; Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel MS); Universo Íntimo; e Supermercado Nanda, de Sidrolândia.

Empregadores e poder público apontam como razão do sucesso o fato de a iniciativa ir ao encontro de uma das maiores necessidades das empresas: trabalhador disposto a produzir, e preparado para ocupar as vagas que o mercado oferece.

“O momento, de crescimento econômico, precisa de gente qualificada. O mercado atual atende clientes exigentes, e esse programa traz o jovem pronto, ou minimamente preparado para o trabalho”, disse o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro da Silva. A entidade, que representa 2.200 associados na Capital, aponta que programas como esse ajudam a suprir a falta de recursos próprios para treinamento e ajuda na competitividade das empresas.

“O pequeno empresário não dispõe de condições para dar treinamento. E mesmo para as empresas maiores, economia na capacitação significa ter mais competitividade”. Polidoro relata que em 2009 a entidade percebeu, na prática, a dificuldade em conciliar vagas disponíveis com pessoas em busca de emprego, por falta de qualificação. “A Associação Comercial está de portas abertas, até mesmo para incentivar outros empresários a aderirem ao programa”.

O Projovem Trabalhador é desenvolvido com recursos dos governo federal e estadual e é executado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), através da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). Para a secretária Tânia Garib, a iniciativa oferece grande vantagem para os empresários, porque promove formação de qualidade e coloca trabalhadores preparados no mercado. Durante o 1º Encontro Projovem – Empresas, Tânia fez um chamado para que mais empresas façam a adesão e aproveitem essa mão-de-obra. “Os empresários estão recebendo profissionais qualificados, a custo praticamente zero”, ressaltou.

Para o diretor-secretário da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, José Francisco Veloso Ribeiro, a ação conjugada entre governo e entidades do setor produtivo está acontecendo de forma inédita. Brincando com uma frase constante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Veloso disse que “nunca antes neste Estado, nós tivemos um trabalho feito de forma tão organizada e com vários parceiros, focados no objetivo de crescimento do nosso Estado".

Participaram também da cerimônia o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque; a superintendente regional do Ministério do Trabalho, Lucineide de Souza; a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Ricardo Kuninari; o superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça; e representantes de municípios do interior do Estado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho