O governo do Estado já rascunha o plano de combate à dengue para 2008, para evitar de ser apanhado de surpresa como neste ano, em que o Estado se transformou no líder nacional de notificações da doneça, com mais de 65 mil casos registrados até este mês.
A estratégia do governo é por o plano em prática no início do próximo verão, em dezembro, período chuvoso e quando os focos do mosquito aedes aegypti aumentam de forma considerável.
O plano do governo foi anunciado ontem pelo superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eugênio Barros. Ele aproveitou também para dizer que o Estado está voltando à normalidade, em relação ao controle da dengue.
Trabalho - Barros falou que o governo trabalhou em várias frentes, esquadrinhando a cidade e fazendo a borrifação para diminuir o número de mosquitos adultos, combatendo os criadouros e atuando por meio de mutirões.
Uma das preocupações, segundo ele, foi assegurar vagas em hospitais, providenciando um andar inteiro no Hospital Regional e leitos no Hospital São Julião, ambos na Capital, para atender os doentes.
Ele lembrou que os municípios tiveram de se organizar e estruturar laboratórios com plantão contínuo nas localidades com maior número de notificações. Além da distribuição de inseticida, o governo realizou rodízio e conserto de veículos e bombas e visitas técnicas a todos os municípios para revisão de estratégias e apoio aos coordenadores municipais.
O superintendente falou também que a dengue está controlada em razão da diminuição do número de notificações, que chegou a ser de mil casos por dia e agora é de cerca de 100.
Segundo Barros, a elaboração do Plano de Controle da Dengue para o Verão 2008 será pauta da próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite, instância que reúne gestores municipais e estaduais para discustir a gestão dos serviços de saúde.
Com assessoria
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jateí em luto pela morte do Chiquinho da Ambulância

10 de junho: 100 anos do saudoso Padre Aquiles Pio Redin

Concurso da AgSUS oferece salário inicial de R$ 16,5 mil e vagas para MS, veja como fazer INSCRIÇÃO
