Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Governo de Mato Grosso do Sul lança Iagro nas Escolas

4 Dez 2006 - 15h41
O governo estadual, por meio do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) lançou nesta segunda-feira pela manhã, em Campo Grande, o projeto Iagro nas Escolas, desenvolvido pela equipe de Educação Sanitária do órgão. No evento, que contou com a participação de cerca de 80 alunos das escolas Municipal Padre José Valentim e Estadual Amando de Oliveira, os estudantes e as autoridades conheceram a coleção de cinco livros, desenvolvida pela pedagoga Terezinha Cléa Signorini Feldens, que servirão de suporte pedagógico do projeto.

Depois de assistirem à aula inaugural com a apresentação teatral de cinco personagens que fazem parte das historinhas contidas nos livros, cada aluno recebeu o kit com as cartilhas que abordam os seguintes temas: brucelose, tuberculose, raiva, febre aftosa, agrotóxicos e meio ambiente.

Segundo Terezinha Feldens, por meio das histórias, crianças e professores vão encontrar informações, atividades e brincadeiras relacionadas à saúde dos animais, dos homens/mulheres e do ambiente em que vivem. “O material consiste em mostrar para as crianças a parte técnica e científica de maneira lúdica, para que elas possam entender os temas”, explicou.

A gestora de Educação Sanitária do Iagro, Gisele Torres de Deus, disse que a impressão dos livros significa a concretização da primeira fase do projeto. “Esse é o primeiro trabalho em Educação Sanitária no Brasil que adota essa metodologia. Agora, vamos para a segunda fase do projeto que é a implantação nas escolas”, destacou.

Para o diretor-presidente do Iagro, João Crisóstomo Mauad Cavalléro, que também responde pela titularidade da Secretaria de Estada da Produção e do Turismo, o “Iagro nas Escolas” significa a inserção do trabalho de defesa e vigilância sanitária da Iagro na comunidade. “Não se faz defesa sanitária animal sem os dois principais pilares, que são a educação sanitária e o laboratório”, afirmou, em referência, ainda, à reinauguração do Laddan (Laboratório de Diagnósticos de Doenças Animais), nesta segunda-feira.

Cavalléro contou ter mostrado, na semana passada em Santa Catarina, o material pedagógico aos técnicos do OIE (Escritório Internacional de Epizootias), durante a reunião anual da organização sobre defesa sanitária. “Fiz questão de mostrar o material a eles, que ficaram maravilhados de ver um trabalho como este sendo desenvolvido aqui no Brasil”, disse.

A implantação do Iagro nas Escolas, tanto em escolas públicas como nas da inciativva privada, começa no próximo ano letivo. Uma das primeiras ações do projeto é a capacitação de 450 professores (as) dos municípios de fronteira que vão trabalhar os temas dos livros com os alunos e as alunas, além de inserir no cotidiano deles as discussões sobre situações que podem ocorrer na região onde moram.
 
 
 
APn 

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro