Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governo de Mato Grosso do Sul lança Iagro nas Escolas

4 Dez 2006 - 15h41
O governo estadual, por meio do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) lançou nesta segunda-feira pela manhã, em Campo Grande, o projeto Iagro nas Escolas, desenvolvido pela equipe de Educação Sanitária do órgão. No evento, que contou com a participação de cerca de 80 alunos das escolas Municipal Padre José Valentim e Estadual Amando de Oliveira, os estudantes e as autoridades conheceram a coleção de cinco livros, desenvolvida pela pedagoga Terezinha Cléa Signorini Feldens, que servirão de suporte pedagógico do projeto.

Depois de assistirem à aula inaugural com a apresentação teatral de cinco personagens que fazem parte das historinhas contidas nos livros, cada aluno recebeu o kit com as cartilhas que abordam os seguintes temas: brucelose, tuberculose, raiva, febre aftosa, agrotóxicos e meio ambiente.

Segundo Terezinha Feldens, por meio das histórias, crianças e professores vão encontrar informações, atividades e brincadeiras relacionadas à saúde dos animais, dos homens/mulheres e do ambiente em que vivem. “O material consiste em mostrar para as crianças a parte técnica e científica de maneira lúdica, para que elas possam entender os temas”, explicou.

A gestora de Educação Sanitária do Iagro, Gisele Torres de Deus, disse que a impressão dos livros significa a concretização da primeira fase do projeto. “Esse é o primeiro trabalho em Educação Sanitária no Brasil que adota essa metodologia. Agora, vamos para a segunda fase do projeto que é a implantação nas escolas”, destacou.

Para o diretor-presidente do Iagro, João Crisóstomo Mauad Cavalléro, que também responde pela titularidade da Secretaria de Estada da Produção e do Turismo, o “Iagro nas Escolas” significa a inserção do trabalho de defesa e vigilância sanitária da Iagro na comunidade. “Não se faz defesa sanitária animal sem os dois principais pilares, que são a educação sanitária e o laboratório”, afirmou, em referência, ainda, à reinauguração do Laddan (Laboratório de Diagnósticos de Doenças Animais), nesta segunda-feira.

Cavalléro contou ter mostrado, na semana passada em Santa Catarina, o material pedagógico aos técnicos do OIE (Escritório Internacional de Epizootias), durante a reunião anual da organização sobre defesa sanitária. “Fiz questão de mostrar o material a eles, que ficaram maravilhados de ver um trabalho como este sendo desenvolvido aqui no Brasil”, disse.

A implantação do Iagro nas Escolas, tanto em escolas públicas como nas da inciativva privada, começa no próximo ano letivo. Uma das primeiras ações do projeto é a capacitação de 450 professores (as) dos municípios de fronteira que vão trabalhar os temas dos livros com os alunos e as alunas, além de inserir no cotidiano deles as discussões sobre situações que podem ocorrer na região onde moram.
 
 
 
APn 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS