Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 5 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Governo cria cartão para agilizar repasse de verbas emergenciais da Defesa Civil

12 Abr 2011 - 08h20Por Agência Brasil

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou hoje (11) a criação de um cartão de pagamento para facilitar a liberação de recursos para municípios atingidos por desastres naturais. A ideia é reduzir a demora e a burocracia que inviabilizam respostas rápidas em casos de tragédias como as chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro no começo deste ano.

“O cartão vai dar mais agilidade na liberação de recursos, na medida que dispensa a necessidade de abertura de conta pelo município para receber o dinheiro. E vai permitir maior acompanhamento e fiscalização dos recursos”, disse o ministro durante abertura do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres.

Com o cartão, os municípios que tiverem estado de emergência ou calamidade pública reconhecidos poderão comprar medicamentos, comida, combustível, e pagar outros serviços emergenciais para atender desabrigados e desalojados, como o aluguel de máquinas para remoção de entulho.

O cartão foi desenvolvido em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e deve começar a ser utilizado em maio, segundo Bezerra Coelho.

O ministro disse que nos primeiros 100 dias de governo, a Defesa Civil repassou ou empenhou R$ 500 milhões para enfrentamento de desastres naturais em todo o Brasil.

Bezerra Coelho lembrou as vítimas dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro e disse que o fortalecimento da Defesa Civil, com reforço de ações preventivas, pode evitar que tragédias se repitam. “Precisamos trabalhar com afinco e precisão para que quando os desastres acontecerem, estejamos preparados, evitando a perda de vidas”.

Até quarta-feira (13), especialistas internacionais em defesa civil vão apresentar estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais durante o seminário, feito em parceria com o Banco Mundial. “Vamos agregar boas experiências e práticas já vivenciadas para construir uma nova proposta de Defesa Civil nacional”, disse o ministro.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento