Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governo admite estudar de novo mudança na aposentadoria

2 Mai 2011 - 09h20Por R7

Mesmo sem a presença da presidente Dilma Rousseff, o evento do 1º de Maio das centrais sindicais em São Paulo foi marcado pelo discurso de parceria entre governo e sindicalistas.

O fim fator previdenciário - cálculo da aposentadoria que leva em conta o tempo de contribuição, idade e expectativa de vida, e acaba reduzindo o valor do benefício – promete dominar os próximos encontros no Palácio do Planalto. Essa é a primeira vez que o governo admite estar aberto a negociação após o veto do presidente Lula no ano passado.

Presente ao evento, o ministro Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência, disse que o assunto ainda precisa de consenso, mas admite que o governo está disposto a analisar alternativas.

- O governo está abrindo uma negociação sobre a questão do fator previdenciário, se podemos trocar por aquela fórmula 85/95. O governo tem abertura porque entende que, no contexto econômico, é possível.

Pela fórmula 85/95, a soma de contribuições e da idade dos trabalhadores precisaria ser de 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. A discussão que há tempos é feita no Congresso já foi vista de forma extremamente negativa. O motivo é que parte do governo afirma que a mudança faria com que as pessoas fossem encorajadas a se aposentar mais cedo.

Implantado no governo FHC para equilibrar as contas da Previdência, o fator previdenciário usado atualmente prevê que o valor da aposentadoria é calculado de acordo com três fatores: o tempo de contribuição do trabalhador, a idade em que ele para e a expectativa de vida do brasileiro.

Regra atual

O problema é que, como a expectativa de vida vem crescendo, o trabalhador precisa trabalhar mais anos para conseguir o mesmo valor da aposentadoria. Na Câmara, já tramita projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) para acabar com a regra. Contra o fim da rega, o governo argumenta que, só em 2011, o déficit da Previdência deve passar dos R$ 40 bilhões.

Carvalho, no entanto, ressalta que as centrais já têm encontro marcado para tratar do tema e que o canal com o governo está mais aberto do que nunca. Mais até, ressalta o ex-braço.

- Todo mês, até mais de uma vez por mês, temos nos encontrado para discutir questões como a dos sucroalcoleiros, da construção civil, e agora dos aposentados. Você pode perguntar para as centrais, eles estão indo ao Planalto mais do que antes.

Sindicatos.

Mesmo derrotado na última grande batalha contra o governo, a do salário mínimo, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), demonstra otimismo para a negociação sobre a questão dos aposentados.

- Na segunda mesmo vamos nos reunir com as outras centrais para poder fechar uma posição única e levar ao governo.
Mesmo ausente, Dilma enviou uma carta aos sindicalistas, lida no palco por Carvalho. No documento, a presidente reafirma a disposição do governo de “discutir com os trabalhadores”.

“Valorizo o diálogo entre o governo e os trabalhadores. Esse diálogo permite a discussão conjunta do futuro que queremos para o Brasil. Vamos continuar a construir, juntos, um país verdadeiramente democrático, em que os movimentos e lideranças sociais influem sobre a condução das políticas públicas”, diz a mensagem da presidente. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho