Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governadores do PR, RS e SC vêm à Capital para reunião do Codesul

18 Nov 2009 - 05h47Por Notícias.MS

Os governadores do Estado do Paraná, Roberto Requião; de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius estarão hoje (18) em Campo Grande na quarta reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em 2009, que acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo  a partir das 9h . Também está confirmada a vinda do governador da província de Salta, na Argentina.

Durante a reunião, o governador André Puccinelli vai apresentar uma proposta de articulação entre os estados que formam o Codesul - Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – para o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Um dos pontos de maior destaque na pauta da reunião é a assinatura da resolução que cria um grupo de trabalho com objetivo de estruturar proposta de implantação da Ferrosul, uma instituição com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Codesul.

Os governadores dos quatro estados também vão discutir o andamento da criação da Companhia de Desenvolvimento do Codesul e a reestruturação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), pelas Procuradorias-Gerais dos estados do conselho. Será assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento do comércio exterior entre os membros das redes Codesul e Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), além de outras parcerias.

Outro assunto abordado na reunião será o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agrícola Codesul 2010, que será apresentado pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Serão desenvolvidas ações especiais em torno da produção agrícola para o próximo ano, com a expectativa de produção de 75 milhões de toneladas de grãos no Brasil. O planejamento dessas ações serão desenvolvidas pelo conselho em conjunto com o BRDE, além de envolvimento de técnicos, lideranças agrícolas, secretários estaduais de agricultura e bancadas estaduais e federais dos quatro estados.

O secretário estadual de Habitação e Cidades (Sehac), Carlos Marun, fará uma exposição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 285, que  prevê a destinação de recursos permanentes à moradia social, sendo 2% da União e 1% dos estados, Distrito Federal e municípios.

Também será assinado o Protocolo de Intenções Codesul/Zicosul, com objetivo de desenvolver o comércio exterior entre os membros das duas redes, além de promover a integração como mecanismo para o desenvolvimento econômico e social e coordenar esforços para a otimização da capacidade de produção.

A primeira etapa do encontro é uma reunião reservada entre os governadores, que serve para acertar detalhes de proposições que serão apresentadas e aprovadas depois, na reunião plenária, mais ampla, e com participação de membros dos governos e parlamentares dos estados do Codesul.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente