Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Governadores do PR, RS e SC vêm à Capital para reunião do Codesul

18 Nov 2009 - 05h47Por Notícias.MS

Os governadores do Estado do Paraná, Roberto Requião; de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius estarão hoje (18) em Campo Grande na quarta reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em 2009, que acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo  a partir das 9h . Também está confirmada a vinda do governador da província de Salta, na Argentina.

Durante a reunião, o governador André Puccinelli vai apresentar uma proposta de articulação entre os estados que formam o Codesul - Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – para o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Um dos pontos de maior destaque na pauta da reunião é a assinatura da resolução que cria um grupo de trabalho com objetivo de estruturar proposta de implantação da Ferrosul, uma instituição com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Codesul.

Os governadores dos quatro estados também vão discutir o andamento da criação da Companhia de Desenvolvimento do Codesul e a reestruturação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), pelas Procuradorias-Gerais dos estados do conselho. Será assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento do comércio exterior entre os membros das redes Codesul e Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), além de outras parcerias.

Outro assunto abordado na reunião será o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agrícola Codesul 2010, que será apresentado pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Serão desenvolvidas ações especiais em torno da produção agrícola para o próximo ano, com a expectativa de produção de 75 milhões de toneladas de grãos no Brasil. O planejamento dessas ações serão desenvolvidas pelo conselho em conjunto com o BRDE, além de envolvimento de técnicos, lideranças agrícolas, secretários estaduais de agricultura e bancadas estaduais e federais dos quatro estados.

O secretário estadual de Habitação e Cidades (Sehac), Carlos Marun, fará uma exposição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 285, que  prevê a destinação de recursos permanentes à moradia social, sendo 2% da União e 1% dos estados, Distrito Federal e municípios.

Também será assinado o Protocolo de Intenções Codesul/Zicosul, com objetivo de desenvolver o comércio exterior entre os membros das duas redes, além de promover a integração como mecanismo para o desenvolvimento econômico e social e coordenar esforços para a otimização da capacidade de produção.

A primeira etapa do encontro é uma reunião reservada entre os governadores, que serve para acertar detalhes de proposições que serão apresentadas e aprovadas depois, na reunião plenária, mais ampla, e com participação de membros dos governos e parlamentares dos estados do Codesul.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta