Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Governador pede apoio incondicional ao novo Código Florestal

6 Abr 2011 - 06h30Por Sato Comunicações
“Quem não votar a favor será considerado traidor”. A afirmação é do governador André Puccinelli(PMDB) durante manifestação promovida em Brasília nesta terça-feira (05) pela aprovação do texto do senador Aldo Rebelo (PCdoB/SP) para o novo Código Florestal. Único governador presente no movimento organizado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Puccinelli convocou a bancada sul-mato-grossense a aprovar a proposta, que deverá ser votada ainda em abril. “Queremos vencer esta batalha contra o atraso”, reforçou, referindo-se a Mato Grosso do Sul.

A mobilização nacional levou 24 mil produtores rurais à Esplanada dos Ministérios, bem mais do que a projeção inicial da CNA, que era de 15 mil. Diante do público, dezenas de parlamentares de vários estados se revezaram na tribuna para manifestar apoio à proposição de Rebelo. Além do Governador, Mato Grosso do Sul esteve representado pelos senadores Waldemir Moka (PMDB) e Marisa Serrano (PSDB).

De modo organizado, os manifestantes foram recebidos logo pela manhã com café da manhã e participaram de uma missa campal, iniciada ao som de berrantes, em frente ao Palácio do Planalto. “É uma manifestação que mostra a maturidade do setor agropecuário”, destacou o diretor da Famasul, Dácio Queiroz. “Reconhecemos o esforço dos 800 produtores de Mato Grosso do Sul que enfrentaram horas de estrada para se fazer presente no movimento”, agradeceu o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e pecuária de MS), Eduardo Riedel.

Durante a missa, a presidente da CNA, Kátia Abreu, pediu que o Brasil seja reconhecido tanto como modelo de proteção ambiental como pela produção de alimentos. “Que se desfaçam os desencontros entre ambientalistas e produtores rurais”, pediu a senadora durante a prece. Ao iniciar os discursos que se seguiram à missa, Kátia Abreu pediu a retribuição dos produtores aos parlamentares que apóiam a proposta do novo código e agradeceu à imprensa por contribuir com o esclarecimento acerca das questões ambientais abrangidas pelo código.

Para o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano da Silva Bortoloto, o movimento foi marcante para demonstrar a força do homem do campo. “Viemos buscar aprovação de algo que é fundamental para o setor”, enfatiza. “A mobilização é legítima, muito embora seria desnecessário um movimento como esse por uma causa como essa”, defendeu o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, dizendo-se satisfeito com o apoio da base parlamentar do Estado.

“Além de mostrar a importância do Código, demonstra a força do produtor para a sociedade brasileira”, salientou o vereador de Dourados, Gino Ferreira (DEM). Na avaliação do presidente do Fórum da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, o saldo mais positivo da mobilização foi mostrar ao Brasil o que o campo espera do Congresso. “Todas as nossas argumentações tem bases científicas, não estamos fazendo nenhum discurso apaixonado ou infundado”, defendeu.

Programação

A mobilização em frente ao Palácio do Planalto iniciou com o hino nacional, seguido de missa campal e de uma sessão de fogos. Logo a seguir, houve a manifestação dos parlamentares presentes e almoço. Na programação da tarde, o abraço simbólico dos produtores ao Congresso Nacional, a visita das caravanas estaduais ao Congresso e o pedido entregue por uma comissão de lideranças ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) para que o texto de Rebelo seja votado ainda este mês.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro