Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Governador anuncia recursos para ajudar colonos reassentados

27 Nov 2004 - 07h27
O governador Zeca do PT anunciou a liberação de R$ 98 mil para fazer a destocagem da área de 1.681 hectares em que foram reassentadas as 50 famílias retiradas do território indígena da Aldeia Panambi, em Dourados. O anúncio foi feito hoje à tarde, durante a festa organizada pelos índios para comemorar a retomada de suas terras, erroneamente destinadas pela União para um projeto de reforma agrária na década de 40.

"Vamos fazer tudo o que for possível para dar melhores condições de vida aos colonos, que eram tão inocentes quanto os índios nessa demanda, pois receberam de boa fé as terras das mãos do governo para trabalhar e produzir, e trabalharam e produziram nelas durante todos esses anos", disse Zeca. Até o fim do ano, o governador garantiu que será concluído o processo licitatório para abertura das estradas vicinais do novo assentamento, estabelecido na Fazenda Terra do Boi, em Juti, e onde viverão outras 80 famílias de trabalhadores rurais além das 50 retiradas da Aldeia Panambi.

Zeca elogiou a compreensão, atitude e posicionamento firme do governo federal, que desde o início acatou a reivindicação dos colonos e encaminhou a solução do problema. "Veio aqui o então ministro Nelson Jobim, em 1995, no primeiro mandato do Fernando Henrique Cardoso, e assinou portaria reconhecendo o direito dos índios à posse da terra. Passou o primeiro mandato do Fernando Henrique, passou o segundo e o problema não foi solucionado. Com boa vontade e responsabilidade o presidente Lula resolveu em definitivo a questão, fazendo justiça tanto aos índios quanto aos colonos."

Zeca enfatizou, entretanto, que o caso é peculiar na história do Estado e do país e não pode servir de estímulo ao surgimento de outras demandas por posse de terra. "O desfecho da Panambi não resolve o problema todo. Os índios não podem sair por aí ocupando terras e reivindicando direitos de posse. Só com diálogo e bom senso chegaremos a resultados positivos como esse."
 
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada