Um carro zero quilômetro; uma casa e até barras de ouro. Esses são alguns dos atrativos usados por criminosos no golpe do Torpedo Premiado para convencer as vítimas que elas ganharam uma promoção. Essa informação é a isca para o golpista conseguir extorquir créditos para telefone celular ou até mesmo dinheiro das vítimas.
A dinâmica do golpe é bastante simples, mas alguém sempre acaba caindo, muitas vezes por desconhecimento ou por boa fé mesmo. O Torpedo Premiado chega aos celulares por mensagem de texto. Essas mensagens normalmente são originadas de celulares furtados ou roubados e celulares adquiridos de forma irregular (sem o devido cadastro do usuário na operadora) e, para dar credibilidade às mensagens, os estelionatários utilizam nome de empresas conceituadas.
No texto, o autor do golpe informa que para ter acesso ao prêmio, a vítima precisa entrar em contato com o número telefônico informado na mensagem para saber como proceder para retirar a premiação. Ao ligar, a pessoa é informada que é necessário um depósito antecipado, em espécie, para despesas com a entrega. A vítima deposita o dinheiro e não recebe nada. Ou então pede que sejam adquiridos créditos para celular.
Ao retornar a ligação, explica o site da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, "a pessoa estaria fazendo uma ligação interurbana sem gratuidade alguma, em que lhe seriam cobradas as taxas pertinentes à ligação. E aí, começa o maior drama para o usuário. Ele vai gastar dinheiro com algo que não vai acontecer. Ele não vai receber prêmio algum".
No último domingo, 29 de maio, um morador de Corumbá recebeu 17 torpedos - entre 08h39 e 09h08 - informando que ele tinha sido premiado com uma casa no valor de R$ 80 mil pelo SBT. As mensagens insistentes informavam que ele precisava ligar para um determinado número de celular para receber orientação de como receber o prêmio. "É um alerta que faço para as pessoas ficarem atentas", afirmou o dono do telefone que teve a caixa de mensagens inundada pelo golpista. Ele não caiu no golpe.
A delegada de Polícia Civil, Elaine Cristina Benicasa, explicou a este Diário que o melhor a fazer ao receber o falso Torpedo Premiado é não dar atenção. "Oriento que se receber uma mensagem dessa não dê atenção para evitar dissabores", afirmou a delegada. Outra orientação é procurar a Polícia. "Se na mensagem vier uma conta bancária registre a ocorrência na Polícia para que possamos rastrear a conta". Ainda segundo a delegada Elaine Cristina, as ligações partem geralmente de presidiários.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
