Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

Glória espera superar 2ª etapa contra poliomielite em duas semanas

17 Ago 2010 - 14h18Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu no último sábado, o chamado dia “D”, da 2ª Campanha Nacional de Vacinação Anti-Pólio, com dois postos de atendimento à população gloriadouradense. Um posto de vacinação na Unidade Básica de Saúde Central (UBSC), neste local comandou os trabalhos de vacinação a coordenadora da campanha no município, enfermeira Daiany Cristina Cardoso, o outro posto no Programa Saúde da Família (PSF), localizado na Vila Industrial, nascente, com os trabalhos realizados pela enfermeira Edmara Honório dos Santos e sua equipe.

No município de Glória de Dourados, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), a meta nesta 2ª etapa é de, 116 crianças de 0 a 1 ano. Na outra faixa etária, crianças de 1 a 4 anos, para esta faixa a meta prevista de vacinação é de 517. A coordenadora municipal da campanha nacional contra a poliomielite, enfermeira Daiany Cristina argumenta, “a nossa 1ª meta, crianças de 0 a 1 ano de idade foi cumprida em 100%, inclusive até mesmo superando a meta prevista pelo Ministério da Saúde. Quanto a nossa 2ª meta, isto para as crianças na faixa etária que demanda de 1 a 4 anos, até o momento atingimos 80%”, diz Cristina.

O Ministério da Saúde colocou em ação nesta 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que teve o seu dia “D” no último sábado, com 115 mil postos de vacinação em todo o país, e o slogan “Não Vai Esquecer a Segunda Dose, Hein?” A meta do Ministério competente é imunizar aproximadamente cerca 14 milhões de crianças abaixo de 5 anos, o que representa 95% das crianças brasileiras abaixo de 5 anos e, para tal evidência foram disponibilizados cerca de 24 milhões de doses da vacina. Daiany destaca também, “com referência a 2ª meta, caso de crianças de 1 a 4 anos, com certeza vamos atingir a meta exigida pelas autoridades competentes do setor, ou seja, atingiremos os 100%, com relativa facilidade no decorrer das duas próximas semanas”.

A vacina oral contra a Poliomielite (VOP) é a vacina de escolha no Brasil, com base em considerações sobre riscos e benefícios. A enfermeira-chefe do PSF da Vila Industrial, Edmara Santos dimensiona que a vacina VOP, “induz imunidade intestinal, é mais simples de administrar, é bem aceita pelos pacientes, resulta em imunização dos contatos das pessoas vacinadas e, ainda viabilizou a eliminação da doença causada pelos poliovírus selvagem nas Américas”, constata.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul