Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

Glória de Dourados recebe neste sábado a Ópera Cavalleria Rusticana

21 Nov 2009 - 07h25Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados estará recepcionando todo o casting de Cavalleria Rusticana - ‘Uma Ópera de Pietro Mascagni’, num oferecimento do Governo do estado de Mato Grosso do Sul, com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC) e Fundação de Cultura do Estado do MS; apoio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms); Coral da Ufms e Prefeitura de Glória de Dourados, realização, Coro Lírico Cant´arte. O município vivenciará pela primeira vez a apresentação de uma Ópera. Cavalleria Rusticana já se apresentou nos municípios de Aquidauana, Dourados e Sidrolândia e, Glória de Dourados também foi contemplada graças aos esforços do prefeito Arceno Athas Júnior e do diretor do Departamento de Cultura, Fábio Germano. O prefeito Arceno Athas argumenta, “para todos nós gloriadouradenses, indubitavelmente é um grande presente e, com certeza teremos um público recorde para prestigiar este grande evento, que acontece no auditório do Defap, às 20h”.

 

 

A Cant´arte Educação Musical é uma escola fundada há doze anos e tem como objetivo auxiliar a formação do indivíduo, sua sociabilização e o desenvolvimento de sua sensibilidade artística, através de um aprendizado prazeroso. Com práticas de realização de produções artísticas, já apresentou as Cortinas Líricas: Vivallegro e Uma Noite com Mozart; as Óperas As Bodas de Fígaro de Wolfigang Amadeus Mozart e Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni; e também o Concerto Sacro Stabat Mater de Gioachino Rossini. A Cant´arte, sob direção de Edineide Dias de Oliveira e Léa Dias Teixeira, possui um quadro de professores extremamente qualificados. A estréia do Coro Lírico Cant´arte, composto por alunos de canto e de instrumentos da Escola de Educação Musical que leva o mesmo nome, foi criado em maio de 2008, para integrar a montagem da Ópera Cavalleria Rusticana, que conta com um total de 34 componentes, entre coristas e solistas.

Neste ano de 2009, o Coro Lírico Cant´arte se propôs a percorrer o interior do Mato Grosso do Sul, apresentando a Ópera Cavalleria Rusticana. Edineide Dias comenta que, “a realização deste projeto só está sendo possível devido ao investimento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) e de sua Fundação de Cultura, bem como, o apoio de todos os interessados em valorizar a Cultura do nosso Estado”, destaca a diretora. O presidente da Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros disse, “para inserir a população sul-mato-grossense na fruição desta manifestação artística tão pouco representada em MS, e tão especial por reunir as artes da música e da interpretação teatral por meio da leitura dos textos e da expressão corporal, o coro lírico e toda a equipe conduzem os espectadores nesta que é uma das óperas mais conhecidas do mundo, e que, neste importante momento histórico, está sendo oferecida aos sul-mato-grossenses e, neste sábado, em Glória de Dourados”, dimensiona Calheiros. O Coro Lírico Cant´arte, que apresenta Cavalleria Rusticana, uma Ópera de Pietro Mascagni se apresenta neste sábado, 21, às 20h, no auditório do Defap de Glória de Dourados, entrada franca.

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19