Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

Glória de Dourados faz trabalho coletivo contra câncer uterino amanhã

19 Nov 2009 - 08h38Por Demerval Nogueira / Fátima News

O Sindicato Rural (SR) de Glória de Dourados, presidido pelo pecuarista e vereador Edgar Yamato, conjuntamente, com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Escola da Vida no Campo; Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Prefeitura de Glória de Dourados estarão desenvolvendo um trabalho preventivo voltado para a saúde da mulher, dia 20 de novembro, das 7h30h às 17h, no Defap. Este trabalho envolve funcionários das secretarias municipais de: Assistência Social e Cidadania (Sasc); Saúde (SMS); Desenvolvimento Sustentável (Seds); Educação e Cultura (Semec) e departamento de Esporte e Lazer, onde farão trabalhos de coletas de materiais, que serão encaminhados para análises patológicas, com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. Edgar Yamato salienta, “este programa de prevenção do câncer do colo do útero seria exclusivamente, para as mulheres rurais do nosso município, entretanto decidimos estendê-lo às mulheres urbanas”, dimensiona Yamato atrelando ainda, “teremos também no local, profissionais que cuidarão dos seus filhos e da sua beleza, especificamente, cabelos e unhas”.

 

 

O câncer do colo uterino é um dos cânceres mais comuns entre as mulheres no Brasil. Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para a prevenção da saúde da mulher. O exame tem este nome, Papanicolau, porque foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940, é um exame simples.

 

 

O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são, ou que tenham sido em algum momento, sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. A freqüência de realização do exame será estabelecida pelo médico, de acordo com os resultados laboratoriais, entretanto deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

 

 

Algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha, esquecendo-se, que a prevenção é sempre o melhor remédio. O exame de Papanicolau deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação, evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. Edgar Yamato ressalta, “é necessário que as mulheres façam à prevenção. O exame é gratuito, basta apresentar o documento de identificação, que serão atendidas”. Concluindo este trabalho em conjunto, o Sindicato Rural (SR) de Glória de Dourados apresenta ainda na sexta-feira, 20, a partir das 20h, na Praça Castelo Branco, a peça teatral, “O Rico Avarento”, além de um grande show instrumental, com o grupo musical “Revoada Pantaneira”, encerrando, show com pratas da casa, Juliano & Juvenil.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta