Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 5 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Glória de Dourados é referência estadual no setor leiteiro

26 Abr 2007 - 08h35
O Território da Grande Dourados foi homologado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003 e é formado por 12 municípios (Dourados, Caarapó, Jutí, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis), todos têm como principal fonte econômica a agropecuária. A divisão territorial é uma política do Governo Federal que visa o desenvolvimento do país a partir da concepção de que municípios com características semelhantes (cultural, econômica, social e outras) possam de forma coletiva promover ações para o desenvolvimento regional. Até 2006 foram homologados 118 territórios no Brasil pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).
 
A Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados (ADT-GD) juntamente com as prefeituras e outras entidades como universidades, Embrapa, Funai e Associação dos Produtores  Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS) - que tem hoje 150 famílias associadas, participam do Colegiado Territorial, responsável pela aplicação e gestão dos recursos investidos pelo Governo Federal.
 
Glória de Dourados é destaque no cenário estadual como referência em trabalhos direcionados para o setor leiteiro; esta conquista é mérito de parcerias que aconteceram no passado e pela persistência de alguns produtores que se mantém na vanguarda do setor. No entanto, é clara a necessidade de se pensar a cadeia produtiva do leite com o envolvimento dos demais agregados e tornar a atividade rentável para todos, já que a pecuária leiteira é a base de sustentação econômica de muitos produtores da Grande Dourados.
 
Segundo o Articulador Territorial da ADT-GD, Olácio Mamoru Komori o desenvolvimento territorial pressupõe, que dentro de um determinado espaço com recursos naturais e humanos, existe potencial para promover uma política desenvolvimentista. “Os ditos atores sociais atuam tentando fugir das divisas que limitam os municípios, pois muitos problemas são comuns a todos e desta forma serão resolvidos mais facilmente se unirem os recursos pelo bem coletivo”, explica Komori.
 
Evento sobre pecuária leiteira
A Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados (ADT-GD) juntamente com a APL do leite de Glória de Dourados realiza o 1º Seminário sobre Arranjo Produtivo do Leite e Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira. O evento será realizado amanhã (26) e sexta-feira (27) no Anfiteatro do Departamento de Fomento Agropecuário de Glória de Dourados (DEFAP), no Parque de Exposições da cidade.
 
O objetivo do Seminário é possibilitar a aproximação dos produtores, representantes institucionais e de consultores para discutir a organização dos produtores, mercado, inovações tecnológicas de desenvolvimento coletivo territorial para a cadeia produtiva do leite. Caravanas de 20 municípios já confirmaram presença, mais de 500 pessoas devem participar do encontro.
 
Segundo a ADT-GD, em 2005 foram criados 24 projetos para atender a cadeia produtiva de leite da região, com ações de infra-estrutura e custeio para o fortalecimento do eixo da gestão ambiental, educação e capacitação. Com a organização territorial será possível alcançar o desenvolvimento coletivo de todos os municípios envolvidos e impulsionar a atividade.
 
 
 
Fátima News / Gislaine Balbinot

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso federal com salário de até R$ 6 mil encerra inscrições nesta sexta-feira
100 ANUNCIOS
Covid-19: Bolsonaro ordenou atrasar boletins para não passar em telejornais
AUXILIO EMERGENCIAL
Veja se o seu CPF foi usado e como denunciar a fraude
3º EM NÚMERO DE VÍTIMAS
Com recordes seguidos, Brasil passa dos 34 mil mortos por coronavirus
COVID-19
Micro e pequenas empresas terão acesso a crédito facilitado
VÍDEO - CAPIVARA BOA DE MERGULHO
Capivara boa de mergulho é flagrada em rio de MS, assista
CASO DE POLÍCIA
Patroa é presa sob suspeita de homicídio culposo após filho de empregada cair do 9º andar
LUTA PELA VIDA
Cantora gospel que morreu por coronavírus, fez vaquinha para pagar tratamento
ELEIÇÕES 2020
Vai ter eleição, TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano
BOA NOTICIA
Auxílio emergencial deve ser estendido em mais duas parcelas de R$ 300