Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Glória de Dourados é referência estadual no setor leiteiro

26 Abr 2007 - 08h35
O Território da Grande Dourados foi homologado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003 e é formado por 12 municípios (Dourados, Caarapó, Jutí, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis), todos têm como principal fonte econômica a agropecuária. A divisão territorial é uma política do Governo Federal que visa o desenvolvimento do país a partir da concepção de que municípios com características semelhantes (cultural, econômica, social e outras) possam de forma coletiva promover ações para o desenvolvimento regional. Até 2006 foram homologados 118 territórios no Brasil pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).
 
A Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados (ADT-GD) juntamente com as prefeituras e outras entidades como universidades, Embrapa, Funai e Associação dos Produtores  Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS) - que tem hoje 150 famílias associadas, participam do Colegiado Territorial, responsável pela aplicação e gestão dos recursos investidos pelo Governo Federal.
 
Glória de Dourados é destaque no cenário estadual como referência em trabalhos direcionados para o setor leiteiro; esta conquista é mérito de parcerias que aconteceram no passado e pela persistência de alguns produtores que se mantém na vanguarda do setor. No entanto, é clara a necessidade de se pensar a cadeia produtiva do leite com o envolvimento dos demais agregados e tornar a atividade rentável para todos, já que a pecuária leiteira é a base de sustentação econômica de muitos produtores da Grande Dourados.
 
Segundo o Articulador Territorial da ADT-GD, Olácio Mamoru Komori o desenvolvimento territorial pressupõe, que dentro de um determinado espaço com recursos naturais e humanos, existe potencial para promover uma política desenvolvimentista. “Os ditos atores sociais atuam tentando fugir das divisas que limitam os municípios, pois muitos problemas são comuns a todos e desta forma serão resolvidos mais facilmente se unirem os recursos pelo bem coletivo”, explica Komori.
 
Evento sobre pecuária leiteira
A Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados (ADT-GD) juntamente com a APL do leite de Glória de Dourados realiza o 1º Seminário sobre Arranjo Produtivo do Leite e Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira. O evento será realizado amanhã (26) e sexta-feira (27) no Anfiteatro do Departamento de Fomento Agropecuário de Glória de Dourados (DEFAP), no Parque de Exposições da cidade.
 
O objetivo do Seminário é possibilitar a aproximação dos produtores, representantes institucionais e de consultores para discutir a organização dos produtores, mercado, inovações tecnológicas de desenvolvimento coletivo territorial para a cadeia produtiva do leite. Caravanas de 20 municípios já confirmaram presença, mais de 500 pessoas devem participar do encontro.
 
Segundo a ADT-GD, em 2005 foram criados 24 projetos para atender a cadeia produtiva de leite da região, com ações de infra-estrutura e custeio para o fortalecimento do eixo da gestão ambiental, educação e capacitação. Com a organização territorial será possível alcançar o desenvolvimento coletivo de todos os municípios envolvidos e impulsionar a atividade.
 
 
 
Fátima News / Gislaine Balbinot

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente