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Brasil

Glória de Dourados cria projeto educacional sobre a água

26 Mar 2010 - 08h10Por Demerval Nogueira / Fátima News

 Mesmo sabendo que a água não é um recurso renovável, que um dia poderá acabar ou estar totalmente contaminada, porque o homem capitalista no afã de produzir e gerar lucros vêm contribuindo drasticamente para a poluição e até mesmo para a extinção desse recurso primordial sem atinar que, se um dia comprometermos os nossos recursos hídricos estará fatalmente, comprometendo a existência da vida no Continente Terrestre.

 

 O acelerado crescimento populacional, a cultura do desperdício e a degradação do meio ambiente exigem que as instituições de ensino estabeleçam um novo modelo que provoque a atitude e o comportamento das pessoas em busca de um futuro viável a todos os seres vivos. (CARGIN, et al 2007). A conduta com a água é um exemplo de que atitudes humanas em relação ao ecossistema devem mudar, pois a mesma está sedo desperdiçada e poluída.

 

  Sendo assim, torna-se essencial inserir os alunos e professores nessa realidade tão propalada e discutida pela mídia mundial, visto que é um problema de dentro de nossa casa e se estende para toda a sociedade das quais todos nós fazemos parte integralmente como agentes atuantes e também utilizadores indispensáveis do essencial produto. 

 

Objetivo Geral

 

Sensibilizar os alunos para uma consciência critica sobre as questões ambientais formando cidadãos competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável, preservando não só a água, mas todo o meio ambiente.

 

Objetivos Específicos

 

 

√ Comprovar que a água potável não estará disponível infinitamente, e que ela é um   recurso renovável limitado e se encontra ameaçada pela poluição e mau uso do homem;

 

√ Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental;

 

 

 

√ Identificar que contribuição cada um pode dar para o consumo sustentável da água;

 

 

      √ Conscientizar os alunos sobre a importância da água para a vida humana. 

 

 

Metodologia

 

 O projeto é proposto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) através da Divisão Municipal de Meio Ambiente (Dima) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), e será desenvolvido com os alunos do ensino fundamental das escolas estaduais, municipais e particulares durante os dias 15 a 22 de março de 2010.

 

 Participaram do projeto os professores que ministram as disciplinas em sala de aula e o tema será abordado da seguinte forma em cada disciplina: ciências (ciclo da água, os tipos de água e a poluição da água), história (córrego da cidade, histórico sobre a data comemorativa do dia água), matemática (calcular o consumo de água em atividades diárias e o valor da água), geografia (demonstrar a proporção de água no mundo, ações voltadas para redução do desperdício da água), artes (desenho ciclo da água na natureza), português (pesquisa sobre o consumo de água dos alunos e de sua família, soluções que os alunos propõem para economizar água na escola, em casa e no município).

 

    Para o desenvolvimento do projeto serão utilizadas as seguintes estratégias: redações, poemas, desenhos, concursos de frases, musica, gráfico, textos, cartazes, brincadeiras jogos e apresentações dos trabalhos no dia da água.

 

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