Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Glória de Dourados cria projeto educacional sobre a água

26 Mar 2010 - 08h10Por Demerval Nogueira / Fátima News

 Mesmo sabendo que a água não é um recurso renovável, que um dia poderá acabar ou estar totalmente contaminada, porque o homem capitalista no afã de produzir e gerar lucros vêm contribuindo drasticamente para a poluição e até mesmo para a extinção desse recurso primordial sem atinar que, se um dia comprometermos os nossos recursos hídricos estará fatalmente, comprometendo a existência da vida no Continente Terrestre.

 

 O acelerado crescimento populacional, a cultura do desperdício e a degradação do meio ambiente exigem que as instituições de ensino estabeleçam um novo modelo que provoque a atitude e o comportamento das pessoas em busca de um futuro viável a todos os seres vivos. (CARGIN, et al 2007). A conduta com a água é um exemplo de que atitudes humanas em relação ao ecossistema devem mudar, pois a mesma está sedo desperdiçada e poluída.

 

  Sendo assim, torna-se essencial inserir os alunos e professores nessa realidade tão propalada e discutida pela mídia mundial, visto que é um problema de dentro de nossa casa e se estende para toda a sociedade das quais todos nós fazemos parte integralmente como agentes atuantes e também utilizadores indispensáveis do essencial produto. 

 

Objetivo Geral

 

Sensibilizar os alunos para uma consciência critica sobre as questões ambientais formando cidadãos competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável, preservando não só a água, mas todo o meio ambiente.

 

Objetivos Específicos

 

 

√ Comprovar que a água potável não estará disponível infinitamente, e que ela é um   recurso renovável limitado e se encontra ameaçada pela poluição e mau uso do homem;

 

√ Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental;

 

 

 

√ Identificar que contribuição cada um pode dar para o consumo sustentável da água;

 

 

      √ Conscientizar os alunos sobre a importância da água para a vida humana. 

 

 

Metodologia

 

 O projeto é proposto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) através da Divisão Municipal de Meio Ambiente (Dima) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), e será desenvolvido com os alunos do ensino fundamental das escolas estaduais, municipais e particulares durante os dias 15 a 22 de março de 2010.

 

 Participaram do projeto os professores que ministram as disciplinas em sala de aula e o tema será abordado da seguinte forma em cada disciplina: ciências (ciclo da água, os tipos de água e a poluição da água), história (córrego da cidade, histórico sobre a data comemorativa do dia água), matemática (calcular o consumo de água em atividades diárias e o valor da água), geografia (demonstrar a proporção de água no mundo, ações voltadas para redução do desperdício da água), artes (desenho ciclo da água na natureza), português (pesquisa sobre o consumo de água dos alunos e de sua família, soluções que os alunos propõem para economizar água na escola, em casa e no município).

 

    Para o desenvolvimento do projeto serão utilizadas as seguintes estratégias: redações, poemas, desenhos, concursos de frases, musica, gráfico, textos, cartazes, brincadeiras jogos e apresentações dos trabalhos no dia da água.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho