Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Giroto vai propor lei que reduza impostos para fortalecer a economia da fronteira

5 Abr 2011 - 15h25Por Fátima News, com a Assessoria

O deputado federal Edson Giroto (PR/MS), em reunião com empresários na Associação Comercial de Ponta Porã, afirmou que vai articular em Brasília, projeto de lei que reduza a carga tributária nos municípios que fazem fronteira com o Paraguai, visando garantir o equilíbrio econômico e financeiro das cidades de Mato Grosso do Sul e aumentar a geração de empregos. Ele reconheceu a necessidade urgente de elaborar uma lei para que as empresas situadas na faixa de fronteira tenham um tratamento diferenciado, principalmente envolvendo a desoneração de impostos.

Giroto disse que a o artigo 43 da Constituição Federal, prevê que a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando o seu desenvolvimento à redução das desigualdades regionais. “Por meio de lei complementar, é previsto a criação de incentivos regionais, entre eles a igualdade de tarifas, fretes, seguros e outros itens de custos e preços de responsabilidade do Poder Público. Também ficou estabelecido isenções e reduções de tributos federais devidos por pessoas físicas ou jurídicas, além de juros favorecidos para financiamento de atividades prioritárias. Vou lutar que isso seja colocado em prática”, afirmou.

A reunião com os empresários de Ponta Porã foi realizada no final de semana e contou com representantes de vários estabelecimentos comerciais que sofrem prejuízo por conta da concorrência com o comércio de Pedro Juan Caballero. O presidente da Associação Comercial de Ponta Porã, Evaldo Pavão, reclamou do desequilíbrio econômico vivido pelos empresários na fronteira. Ele lembrou que recentemente, por meio do governador André Puccinelli, os empresários conseguiram uma importante conquista que foi a isenção do pagamento do diferencial da alíquota do ICMS, beneficiando 7.654 empresas. “No entanto, precisamos de mais ajuda”, destacou Pavão.

“Esta reunião com os empresários foi extremamente produtiva. Nossa preocupação é lutar pela desoneração de impostos, porque a competitividade é muito forte com o nosso irmão, vizinho Paraguai, que tem uma tributação bem diferente da brasileira. Lá eles trabalham em cima de um dólar onde o real está extremamente forte. A gente precisa estar atendo para esta situação e encontrar alternativas para fortalecer a economia de nossa fronteira”, destacou.

Agricultura familiar

Na fronteira, Giroto também se reuniu com famílias de assentados da Itamarati I e II, onde residem aproximadamente 15 mil pessoas. Na oportunidade, eles pediram apoio para conseguirem uma torre para transmissão de sinal de celular e patrulha mecanizada. “Vou levar a reivindicação de vocês para o Governo Federal e Estadual e tenho certeza que em breve vocês serão atendidos. A Itamarati me deu a maior votação que um deputado já teve. Por isso assumo com um compromisso sério de ajudar a viabilizar a agricultura familiar, estendendo a mão para aquele que quer produzir, para que possam criar seus filhos com dignidade”, ressaltou.

“Esta reunião foi muito boa. E a primeira vez que um político depois de eleito, vem a nossa comunidade nos escutar e dar atenção, mostrando interesse em ajudar nós da Itamarati, que tem quase três mil famílias assentadas”, afirmou Orélio Maciel Gonçalves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponta Porã. O trabalhador rural Alcir Maceti também elogiou a iniciativa do deputado federal. “Ele veio aqui para conhecer e trazer solução para nossos problemas”, ressaltou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto