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Giroto solicita que ANTT mude traçado de malha ferroviária para atender MS

3 Fev 2011 - 14h25Por Fátima News, com informações da Assessoria

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vai estudar alteração no traçado da malha ferroviária brasileira para atender a demanda produtiva de Mato Grosso do Sul, tanto da Região do Bolsão quanto da Região de Dourados. Serão aproveitados investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para o setor de forma a integrar o Estado ao sistema nacional para transporte de cargas.

Para efetivar esta proposta, o governador André Puccinelli, o deputado federal Edson Giroto (PR-MS) e o secretário de estado Carlos Menezes estiveram reunidos na tarde e noite de ontem (02) com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Após essa reunião conversaram também com o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, para explicar a importância da malha ferroviária nacional estar interligada ao Estado, como forma de otimizar e baratear o escoamento da produção industrial e também atender às demandas da agropecuária.

Giroto afirmou que a intenção nas duas reuniões foi “ mostramos a importância da interligação do sistema ferroviário brasileiro a Mato Grosso do Sul, com ramais ligados a Ferrovia Norte-Sul e também a estrutura ferroviária das regiões Sudeste e Sul. Esta interligação vai possibilitar que a produção sul-mato-grossense tenha um sistema de transporte de cargas que envolverá as malhas rodoviária, ferroviária e hidroviária nacionais”, destacou o deputado.

Para o governador André Puccinelli, a construção de linhas ferroviárias no Estado vai possibilitar atender uma maior produção com as indústrias que estão se instalando no território sul-mato-grossense e também beneficiará toda a cadeia produtiva da agropecuária.

O novo traçado da malha ferroviária nacional que a ANTT vai estudar será para atender os municípios das regiões do Bolsão e de Dourados, interligando as ferrovias do Estado com a Ferrovia Norte-Sul, a Ferroeste e também com os ramais de São Paulo, que também estarão ligadas as demais malhas do país. Atualmente, no Brasil, são 29.637 quilômetros de ferrovias reguladas pela ANTT.

 Integração

Giroto também esteve reunido ontem na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com o diretor-geral, Fernando Fialho e com o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior, Adalberto Tokarski, para discutir a implantação de sistema integrado de transporte.

A proposta é criar a “Valec das Águas”, segundo definição do parlamentar. A Valec é uma empresa pública federal, criada em 2008, com a função social de construir e explorar a infraestrutura ferroviária.  

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