Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Giroto será relator das cidades na LDO de 2012

25 Abr 2011 - 17h53Por Assessoria

O deputado federal Edson Giroto (PR/MS) foi escolhido hoje como relator relator setorial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, função mais conhecida como relatoria geral das cidades, da Lei Orçamentaria de 2011. A indicação de Giroto para o cargo foi feita pelo PR aos integrantes da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

O parlamentar havia sido cotado para ser o relator-geral da LDO, função entregue ao deputado Márcio Reinaldo, do PP.

Os relatores setoriais, conforme resolução do Congresso, são escolhidos entre os membros das comissões permanentes afetas à áreas temáticas ou dentre os que tenham notória atuação parlamentar nas respectivas políticas públicas.

O líder do PR, deputado Lincoln Portela, disse que foi a experiência de Giroto na área que motivou a indicação. Portela lembrou que o parlamentar sul-mato-grossense foi secretário de obras e transportes, tanto na esfera municipal e estadual, por 13 anos.

Ao comentar a indicação, o deputado sul-mato-grossense afirmou que a função de relator setorial será importante para que sejam garantidos projetos importantes para as cidades do Estado. “Na relatoria, vou analisar projetos que vão melhorar a infraestrutura - tanto na questão de saneamento básico, quanto na pavimentação asfáltica - nos municípios, além de obras que estão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo federal, que prioriza investimentos em quase todas as localidades brasileiras e parte dos municípios de Mato Grosso do Sul”, explicou.

Segundo a resolução 01/2006 do Congresso, em seu artigo 57, os relatores setoriais estipulam como serão aplicados 55% dos recursos destinados ao atendimento de emendas coletivas de bancada e das comissões. Outros 25% quem define são as bancadas estaduais, e 20% fica nas mãos do relator-geral da LOA, para alocação, entre as emendas de bancada estadual e de comissão.

Entre as obrigações do relator setorial está o debate do projeto nas Comissões Permanentes, antes da apresentação de seus relatórios, podendo ser convidados representantes da sociedade civil.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro