Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Giroto participa de reunião pela integração ferroviária entre PR e MS

8 Fev 2011 - 16h15

O deputado federal Edson Giroto (PR-MS) participou da reunião entre os governadores do Paraná, Beto Richa e do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que ocorreu na tarde de ontem (7), em Curitiba, para concretizar o projeto de integração ferroviária entre os dois estados.

O objetivo é construir um ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados (MS), até Cascavel (PR) passando Guaíra (PR), que possibilite a ligação com a Ferrovia Norte-Sul e a toda rede ferroviária do Brasil. Beto Richa enfatizou que “é uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do Centro-Oeste e Norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecerá o Porto de Paranaguá”.

O traçado da ferrovia foi incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), do Governo Federal, em 2008, mas o projeto não progrediu.“Agora com a receptividade do governador Beto Richa, os interesses comuns dos nossos estados serão atendidos. Queremos união pela continuação do traçado da Ferrovia Norte-Sul”, disse o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. A intenção é incluir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento 2. O investimento estimando para a obra é de R$ 1,6 bilhão.

Pela proximidade geográfica e pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção daquela região do Centro-Oeste brasileiro, que chega a 5 milhões de toneladas de grãos, 2,5 bilhões de litros de álcool e 1,5 milhão de toneladas de açúcar para exportação, por ano. “O barateamento do frete que esta ferrovia proporcionará é muito vantajoso para o nosso Estado e a movimentação econômica que os dois estados terão trará muito progresso socioeconômico”, afirma Puccinelli.

 O governador sul-mato-grossense e o deputado federal Giroto estiveram, na semana passada, com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, e com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para discutir uma adequação do traçado da ferrovia, de forma a atender melhor os interesses do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

O próximo passo é marcar audiência entre os parlamentares federais dos dois estados, para defender a ideia, que já foi apresentada a ANTT e ao Ministério dos Transportes. O deputado Giroto participou da reunião e avaliou que o encontro foi um passo importante para que criar um corredor de escoamento rápido. “Com a interligação teremos o Porto de Paranaguá à nossa disposição. Os dois governadores estão empenhados. Beto Richa, governador do  Paraná, afirmou que vai defender o traçado proposto por Mato Grosso do Sul”, enfatizou o parlamentar sul-mato-grossense.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho