Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Giroto participa de reunião pela integração ferroviária entre PR e MS

8 Fev 2011 - 16h15

O deputado federal Edson Giroto (PR-MS) participou da reunião entre os governadores do Paraná, Beto Richa e do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que ocorreu na tarde de ontem (7), em Curitiba, para concretizar o projeto de integração ferroviária entre os dois estados.

O objetivo é construir um ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados (MS), até Cascavel (PR) passando Guaíra (PR), que possibilite a ligação com a Ferrovia Norte-Sul e a toda rede ferroviária do Brasil. Beto Richa enfatizou que “é uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do Centro-Oeste e Norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecerá o Porto de Paranaguá”.

O traçado da ferrovia foi incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), do Governo Federal, em 2008, mas o projeto não progrediu.“Agora com a receptividade do governador Beto Richa, os interesses comuns dos nossos estados serão atendidos. Queremos união pela continuação do traçado da Ferrovia Norte-Sul”, disse o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. A intenção é incluir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento 2. O investimento estimando para a obra é de R$ 1,6 bilhão.

Pela proximidade geográfica e pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção daquela região do Centro-Oeste brasileiro, que chega a 5 milhões de toneladas de grãos, 2,5 bilhões de litros de álcool e 1,5 milhão de toneladas de açúcar para exportação, por ano. “O barateamento do frete que esta ferrovia proporcionará é muito vantajoso para o nosso Estado e a movimentação econômica que os dois estados terão trará muito progresso socioeconômico”, afirma Puccinelli.

 O governador sul-mato-grossense e o deputado federal Giroto estiveram, na semana passada, com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, e com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para discutir uma adequação do traçado da ferrovia, de forma a atender melhor os interesses do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

O próximo passo é marcar audiência entre os parlamentares federais dos dois estados, para defender a ideia, que já foi apresentada a ANTT e ao Ministério dos Transportes. O deputado Giroto participou da reunião e avaliou que o encontro foi um passo importante para que criar um corredor de escoamento rápido. “Com a interligação teremos o Porto de Paranaguá à nossa disposição. Os dois governadores estão empenhados. Beto Richa, governador do  Paraná, afirmou que vai defender o traçado proposto por Mato Grosso do Sul”, enfatizou o parlamentar sul-mato-grossense.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Nayara Ferreira, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"
Foto: Redes SociaisORGULHO DO MS
Campo-grandense é a 1ª e única mulher a pilotar o maior avião da FAB
(Reprodução, Câmeras de Segurança, Redes Sociais)DESPEDIDA
Morre adolescente atingido por caminhonete em cruzamento, família pede ajuda para realizar o enterro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Prepare o guarda-chuvas: com aproximação de frente fria, confira a previsão do tempo