Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Geraldo firma compromissos com jovens

23 Ago 2010 - 09h08Por Fátima News com assessoria

Deputado vai lutar pela ampliação de oferta de vagas no ensino

 Superior  público, entre outras políticas públicas para a juventude

 

 

            O deputado federal Geraldo Resende reuniu-se, domingo (22), com um grupo de jovens pertencentes à Associação Atitude Jovem, Movimento Juventude Revolucionária, Juventude Católica e Jovem Empreendedor para discutir uma maior inserção de políticas públicas para a juventude em seu mandato. Durante quase duas horas de discussões, o parlamentar ouviu reivindicações e experiências, relatando também diversas ações já desenvolvidas no Congresso Nacional que de uma forma ou outra refletem em melhorias para crianças e adolescentes.

            Entre outros pontos, Geraldo firmou compromisso com a ampliação dos canais de participação da juventude nos espaços de debates do mandato, nos quais sejam discutidos os rumos do Estado e das políticas públicas para a juventude. O parlamentar se comprometeu, também, em lutar pela ampliação da oferta de vagas ao ensino superior público gratuito e de qualidade, bem como a oferta de vagas em cursos de ensino técnicos; e pelo acesso à escola pública de qualidade. Outra proposta de atuação será o trabalho no sentido de fortalecer, em Mato Grosso do Sul, o projeto “Primeiro Emprego”.

            Geraldo Resende destacou, na oportunidade, que de maneira geral, tem trabalhado pelos jovens em Brasília. “Ao viabilizar recursos para a construção de praças em Dourados e diversas outras cidades de Mato Grosso do Sul; ao lutar pela implantação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e pela consolidação desta Universidade, entre outras ações, estou trabalhando pela juventude”, salientou. “Quando jovem, lutei pela redemocratização do país, para que vocês hoje pudessem ter o direito de fazer reivindicações como as que vocês estão me apresentando”.

            Como membro da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude e da Comissão Externa de Combate às Drogas, Geraldo Resende falou de seu projeto de implantar, em Dourados, um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. Na oportunidade também firmou o compromisso de lutar, junto ao Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - na viabilização de recursos para a construção de uma Praça da Juventude, um complexo esportivo com pistas de skate, espaços de convivência e quadra de esportes.

Outro compromisso firmado pelo deputado com os jovens é o de reforçar a política de tempo livre para a juventude por meio da criação e aprofundamento das políticas de espaços de vivência, com o objetivo de criar espaços onde a juventude possa também ter acesso aos bens culturais, como peças teatrais, oficinas, espaços para debates entre outros. Essa proposta será viabilizada por meio de estudos sobre a viabilidade de implantação de um Centro de Referência do Jovem.

Geraldo Resende se comprometeu, também, em continuar lutando contra toda a forma de discriminação, bem como com as políticas de permanência do jovem no campo e, dentro do possível, apoiar a criação de uma secretaria municipal da juventude em Dourados.

“Os jovens ocupam o centro de questões que comovem o país. Tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades sociais, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nosso desenvolvimento social. O tema juventude tem sido abordado por algumas concepções que tratam este setor como um problema, como uma faixa etária estanque, como estado de espírito, e também de formas utilitárias. Em nossa opinião essas posições são insuficientes para dimensionar o tema, são politicamente mobilizadoras, e que se prestam ao reforço do conservadorismo moral e político, construindo estereótipos que não correspondem à complexidade dos jovens reais”, afirma trecho de documento assinado por Geraldo Resende.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos