Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

General Motors pode voltar a produzir caminhões no Brasil

19 Ago 2010 - 06h12Por Folha Online

A General Motors estuda voltar a produzir caminhões no Brasil. De acordo com o presidente da montadora na América do Sul, Jaime Ardila, a decisão só poderá ser tomada depois de 2012.

Até lá, a empresa estará focada nos lançamentos de produtos que podem ampliar sua participação no mercado de automóveis e comerciais leves no país, no qual ocupa a terceira colocação em participação de mercado. Serão seis lançamentos em 2011 e 2012 e outros três já programados para 2013.

Segundo o executivo, a decisão sobre a produção local ou a importação dos veículos das plantas da Colômbia, da Venezuela e do Equador será tomada até 2015.

Naquele ano, o Imposto de Importação, devido a um acordo comercial com os países andinos, terá chegado a 15%, ante 25% atualmente, tornando a operação "competitiva" na visão de Ardila. Em 2020, a alíquota do tributo terá sido reduzida a zero. A GM fabricou caminhões no Brasil até o final de 2000 na fábrica de São José dos Campos (SP).

Segundo Ardila, são necessários pelo menos dois anos entre a concepção do projeto e a execução. Mesmo para a importação, esse período poderá ser necessário para o planejamento da operação, o que inclui a escolha da rede de concessionárias, o treinamento da equipe e a logística.

As declarações foram dadas em coletiva de imprensa para apresentação de Denise Johnson, norte-americana que assumiu a presidência da montadora no mês passado, quando Ardila passou a comandar as operações da empresa na América do Sul.

Com um discurso focado na inovação tecnológica e na renovação do portfólio, a executiva destacou a preocupação em "entender as necessidades dos clientes", o que inclui criar produtos especialmente para o mercado brasileiro. Essa seria uma boa estratégia também para competir com a entrada de carros asiáticos no mercado nacional.

Antes de vir para o Brasil, ela ocupou a vice-presidência para Relações Trabalhistas da GM América do Norte, tendo iniciado a carreira na GM em 1989 como engenheira de produto.

MERCADO

No acumulado de janeiro a julho, a GM respondeu por 20,0% dos 1,78 milhão de automóveis e comerciais leves vendidos no país, participação bem próxima da fatia da Fiat (23,1%) e da Volkswagen (21,0%), de acordo com os últimos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Dois automóveis da montadora, o Celta e o Corsa Sedan, estão entre os mais vendidos no Brasil, tendo ocupado a terceira e a sexta posição nos emplacamentos no mês passado, respectivamente.

No cenário mundial, a expectativa é pelo pedido de oferta pública inicial da matriz junto à SEC (Securities and Exchange Comission, a CVM norte-americana), que pode acontecer ainda neste mês.

Com sede em Detroit, nos Estados Unidos, a GM tem operações em 140 países. O Brasil é o terceiro principal mercado, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. No país, a montadora está há 85 anos e produz veículos em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS