Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Galvão: Globo deveria mandar no futebol, pois paga as contas

18 Ago 2010 - 17h27Por Terra

Galvão Bueno não representa apenas o timbre dos principais eventos esportivos exibidos pela rede de televisão mais poderosa do País. Com ares de porta-voz, ele escancara sua visão:
- A Globo manda no futebol (brasileiro)? Não. Acho até que deveria mandar porque paga as contas (dos clubes com cotas de transmissão).

A terça-feira, 17/8, está terminando, o carioca de 60 anos recebe convidados na casa noturna Dorothy Park, em São Paulo, para lançar Bueno Paralelo 31 e Bueno Cuvée Prestige, vinho e espumante da sua Vinícola Bueno. Ele exercita suas reflexões de poder:
- Não tenho Twitter, Facebook, Orkut... A minha comunicação com meu público é pela Globo. Não há veículo mais forte no mundo do que a Globo.

De acordo ou não com essa opinião, o novo treinador da seleção brasileira de futebol, olhos nos olhos, mão no ombro do interlocutor, despede-se com sinceridade:
- Boa sorte, Galvão. Obrigado pelo convite.

Mano Menezes, desde a chegada ao evento, com o salão ainda se enchendo, monopoliza olhares. Por duas horas, atrai congratulações e pedidos de fotografias. Sempre risonho, brincando e apresentando a família: a esposa Maria Inês, a filha única Camilla e o genro Rodrigo Conter.

- A dona da seleção brasileira - anuncia o locutor à sua esposa Desirée, referindo-se à mulher do técnico.

Enquanto as famílias Bueno e Menezes se congraçam, mais fotógrafos os cercam. Alvoroço, mais aperto, todas as atenções para um personagem que se une à cena.

- Cara, ele tá muito gordo. Desiste, não dá pra jogar futebol profissional assim... - um dos presentes comenta, de longe, o motivo da movimentação: a chegada do atacante Ronaldo, dirigido por Mano no Corinthians até o mês passado.

Piada de corintiano

Para José Carlos Brunoro, gestor da parceria Palmeiras/Parmalat na década de 1990, o treinador da Seleção graceja sobre os recentes percalços alviverdes:
- Não tá dando! Você vê que até fui lá sábado... O Felipão já tá ficando doido, sendo expulso... - brinca sobre a suada vitória palmeirense de 2 a 0 sobre o Atlético Paranaense, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, quando o treinador Luiz Felipe Scolari foi excluído da beira do gramado por reclamar da arbitragem, após jejum de seis partidas.

Sua assessora de imagem não desfaz o sorriso e o cumprimento inúmeras vezes repetido:
- Camilla, a filha do Mano.

Com mestrado em Jornalismo na Inglaterra, ela não credita à sua formação profissional a boa relação do pai com a mídia. Indica justamente o inverso. O apreço do treinador pelo noticiário é que a fez se tornar jornalista, assegura:
- Isso influenciou minha opção. Ele ouvia muito rádio, e eu também. Ele gostava de jornalismo em geral, política...

Vinho é outra herança paterna. "A bebida favorita dele, coisa de gaúcho, de beber no preparo da refeição e depois", conta Camilla, indicando a predileção de Mano pelas garrafas de seu Estado e de Portugal.

Oficialmente, Mano não dá entrevistas na festa. No entanto, papeia com jornalistas. Provocado por Terra Magazine, faz análises enológicas com arcabouço de futebol:
- O vinho do Galvão, eu convocaria, sim. É de primeira classe.

Um dia após desaconselhar, na frente do atacante Neymar, sua transferência do Santos para a Europa aos 18 anos, pensa por alguns segundos e dribla com bom humor a pegadinha sobre a exportação da safra de vinhos sub-18:
- Esse, não vamos deixar sair com menos de 18 anos porque queremos que fique para nós.

À espera do carro, Mano se depara com o treinador do Atlético Mineiro, Vanderlei Luxemburgo.
- Ainda não te cumprimentei. Parabéns. Você ainda tem muito cabelo... Eu tive que fazer dois implantes. É verdade, aqui - mostra a testa crescida o ex-técnico da Seleção, alertando o calvo novato para o desgaste do cargo.

Pelo preço

Parceiro de transmissões futebolísticas, almoços e jantares há 21 anos, o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho revela o critério de Galvão Bueno para vinhos:
- Ele sempre gostou. No início, escolhia pelo preço. Ainda escolhe pelo preço, mas agora ele entende. Vai pelo custo-benefício.

- Ele escolhe sempre o mais caro - completa o jornalista Renato Maurício Prado, companheiro do programa Bem, amigos!, do SporTv.

O narrador reforça sua ligação com a bebida. "É uma paixão de mais de 30 anos, viajando pelo mundo todo, provando, conhecendo, apurando o gosto com o tempo". Além do nome, Galvão aponta o que seus vinhos têm dele: "Coração". O estilo de sempre.

- E aí, tiozão? - o piloto Felipe Massa, da Fórmula 1, saúda o dono da noite.

Em seguida, irônico, Galvão reage a comentário sobre seu próprio traje:
- Coisa de viado.

Outro vice-campeão mundial dos volantes, Rubens Barrichello, chega pouco depois. Mas canta pneu ao ouvir um princípio de pergunta sobre as ordens da escuderia Ferrari para os brasileiros entregarem vitórias a companheiros de equipe:
- Sobre politicagem, eu não vou falar! - freia bruscamente.

A conversa sobre amenidades etílicas encerra-se na largada, atropelada por reencontros. Na última volta, saindo da pista, Rubinho, cortês, reengrena a marcha:
- Velho, eu te perdi lá no meio... Foi mal - desculpa-se, com a eterna toada.

Também de saída, Ronaldo jura que não experimentou as bebidas promovidas ali. Tem dificuldades de encontrar justificativa:
- Por nada...

Ele não culpa recomendação da comissão técnica, dieta alimentar ou vigilância dos presentes.
- Nem consegui, tava muita confusão... - afirma, apesar dos momentos de tranquilidade, sentado, e com garçons à disposição.

Barriga estufada vencendo a blusa preta e o blazer, o Fenômeno não escapa do constrangimento com o apresentador Jô Soares, cercado por diversos observadores e flashes:
- Você está engordado, não está gordo - avalia o humorista, com admitida autoridade na questão, para rubor do artilheiro e de sua esposa Bia Antony.

Jô tenta consertar, aludindo ao renascimento esportivo no título da Copa do Mundo de 2002:
- Só duas pessoas acreditavam nele: Felipão e eu.

Mais tranquilo está um convidado sem rótulo de celebridade:
- Já fizemos a social - alivia-se com o protocolo, logo após abraçar Galvão.

- Já cumprimentamo o hômi... - acrescenta uma acompanhante, sentindo-se abençoada pelo carisma - agora borbulhante - do narrador.

- ...Prefere ver na Band, mas não vê na Globo! Prefere ouvir o Luciano do Valle. E não é pouca gente - pinça-se o testemunho numa roda de conversa, sobre o repúdio de telespectadores ao suposto "veículo mais forte no mundo" e sua voz esportiva oficial.

Porém, o declarado amigo de Galvão não discute poderes ao olhar à sua volta.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho