Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Galerias livram Corumbá de inundações e população de dramas

19 Jan 2010 - 17h26Por MS Notícias

Desde o início de 2005, a Prefeitura de Corumbá vem trabalhando intensamente para minimizar os problemas causados por inundações na cidade, que já causaram dramas à população nas duas últimas décadas. A estratégia adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) foi viabilizar projetos com toda estrutura para captação de águas pluviais. Atualmente, na região urbana, todas as obras de pavimentação asfáltica vêm acompanhadas de drenagem, incluindo enormes galerias em pontos estratégicos, que serão responsáveis pelo escoamento da água que desce da região de morraria, em período de chuva, que tantos prejuízos já causaram ao corumbaense.


A decisão de investir em obras estruturantes para minimizar os problemas foi tomada pelo prefeito logo no início de sua primeira gestão, em 2005. Na época, chuvas torrenciais causaram inundações em diversos bairros, especialmente no Cravo Vermelho, Cristo Redentor, Nossa Senhora de Fátima, Popular Nova e Aeroporto. Durante visitas e contatos com as famílias atingidas, Ruiter orientou sua equipe a iniciar serviços emergenciais para contornar a situação e, ao mesmo tempo, elaborar projetos contemplando principalmente drenagem e galerias pluviais.


As obras de drenagem foram iniciadas imediatamente, antes de implantação de pavimentação asfáltica. O primeiro bairro atendido foi o Aeroporto, com a reformulação total de uma obra na Rua Gonçalves Dias, no Aeroporto, já que o projeto anterior não resolveria o problema. Paralelamente, foi iniciada uma drenagem no bairro Nossa Senhora de Fátima, ligando-a à Popular Nova. A orientação do prefeito foi implantar drenagem e galerias antes de qualquer tipo de intervenção asfáltica, nos locais considerados problemáticos.


Galerias


Ao mesmo tempo, a prefeitura iniciou entendimentos em Brasília-DF, com a bancada federal de Mato Grosso do Sul e, também, com fontes governamentais, no sentido de viabilizar aprovação de outros projetos, inclusive os que possibilitassem implantação de galerias de águas pluviais. A primeira foi no Cristo Redentor, que está em fase de conclusão, cujas obras de infraestrutura são feitas em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


A galeria do Cristo será interligada à obra que a prefeitura está executando, por meio do PAC, na área central da cidade, iniciada na Rua Tenente Melquíades e concluída na Rua Geraldino Martins de Barros, antiga Oriental, após passar pela Colombo. Trata-se de uma galeria celular com diâmetro de 2,5 por 2 metros e 900 metros de extensão, que vai ligar a galeria que corta os bairros Cristo Redentor e Popular Velha à outra existente no centro da cidade, na Rua Tenente Melquíades de Jesus, ao lado da Escola Tenir.


Somente este contrato soma um total de R$ 5.458.355,96, incluindo a contrapartida da prefeitura. Esses recursos garantem também projeto social desenvolvido junto às famílias residentes nas imediações, além da urbanização da Avenida General Dutra. A obra é uma das duas galerias troncos previstas no PAC. Esta será de extrema importância para acabar com a sobrecarga da galeria existente na Rua Antônio João e de outras regiões da cidade, como nos bairros Centro América, Maria Leite, Previsul e outros localizados nas imediações.


O projeto prevê ainda uma segunda galeria na Rua Luis Feitosa, passando pela Duque de Caxias até a Joaquim Wenceslau de Barros. Toda a água captada será conduzida através de um canal, à beira do trilho e interligado à galeria do Aeroporto Internacional. Uma terceira galeria tronco será implantada a partir da Rua José Fragelli, do trilho até a Popular Nova, beneficiando também as localidades do Jardim dos Estados, Aeroporto, entre outros bairros.


Todos os recursos assegurados pelo Executivo Municipal para implantação das galerias garantem também a recuperação do pavimento asfáltico das ruas que sofreram intervenções. Além disso, toda a rede de drenagem executada ou mesmo em implantação (juntamente com as obras de pavimentação asfáltica) estará interligada a estas galerias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro