Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Gaddafi desrespeita cessar fogo e mata oito em ataque a Benghazi

19 Mar 2011 - 06h35Por R7

Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas durante o bombardeio produzido neste sábado (19) por forças leais ao líder líbio, Muammar Gaddafi, sobre Benghazi, a segunda maior cidade do país e reduto dos rebeldes, informou a emissora Al Jazeera.

As forças fiéis ao líder líbio desrespeitaram o cessar-fogo anunciado na sexta-feira (18) e atacaram  vários pontos da cidade de Benghazi, o principal reduto dos rebeldes. Segundo a Al Jazeera, um helicóptero de combate foi derrubado e que as tropas de Gaddafi vieram por terra e pelo ar. 

Os representantes dos Estados Unidos, de países da Europa e integrantes da Liga Árabe discutem no sábado em Paris, na França, os detalhes da intervenção armada na Líbia. O desrespeito ao cessa-fogo, que já havia ocorrido na sexta com ataques a Misrata, podem acelerar as decisões.

O chanceler (ministro das Relações Exteriores) francês, Allain Juppé, disse que o ataque pode começar a qualquer hora.

O encontro vai reunir a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e líderes árabes.

Eles vão discutir como implementar a zona de exclusão aérea, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira (17), a criação de uma zona de exclusão aérea. A resolução autoriza o ataque de forças ocidentais ao regime de Muammar Gaddafi, no poder há quatro décadas.

Estados Unidos, França e Reino Unido já deram um ultimato ao regime, para que pare de atacar cidades controladas por rebeldes, que tentam derrubá-lo após quatro décadas no poder.

Gaddafi perde batalha para rebeldes

O Exército de Muammar Gaddafi lutou em vão na sexta-feira para capturar Misrata das mãos dos rebeldes, e bombardeou a cidade noite adentro, ignorando o cessar-fogo que havia sido declarado pelo governo, segundo um morador da cidade.

Os ataques começaram logo no início da manhã e perduraram até o anoitecer, disse o morador, chamado Mohammad. Ele relatou que, durante a tarde, batalhões leais a Gaddafi, apoiados por cerca de 40 tanques, enfrentaram os rebeldes, mas acabaram se retirando.

- Eles foram atacados pelos rebeldes. Conseguimos destruir 11 veículos deles, incluindo um par de tanques. Pegamos um tanque deles e cinco caminhonetes. A batalha durou cerca de quatro ou cinco horas, até que eles partiram.

Médicos da cidade disseram que houve um bombardeio indiscriminado e que pelo menos 38 pessoas morreram devido aos combates.

Regime líbio convoca observadores internacionais

O vice-ministro das Relações Exteriores da Líbia, Khaled Kaim, convidou, nesta sexta-feira (18), observadores internacionais a monitorar o cessar-fogo anunciado pelo governo da Líbia, após a ONU ter autorizado ataques ao país para proteger civis.

Kaim convidou Alemanha, China, Malta e Turquia para enviar observadores para monitorar o cessar-fogo. Líderes da oposição acusaram o regime de violar a suspensão das operações, anunciada unilateralmente pelo regime, o que Kaim negou.

O porta-voz de Gaddafi disse que “a integridade da Força Aérea da Líbia não está em serviço” nos últimos dias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho