Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 19 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Futuras pesquisas em aquicultura devem focar sistemas de produção

2 Mar 2011 - 16h40Por Embrapa

O chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Ariovaldo Luchiari Junior, disse nesta quarta-feira, 2 de março, em Corumbá (MS), que a continuidade do projeto Aquabrasil deve focar as pesquisas em sistemas de produção. Essa foi a fórmula que ele utilizou para montar o centro de pesquisa instalado em Palmas (TO).

 

Segundo Luchiari, as pesquisas poderiam ser divididas em reprodução, alevinagem e larvicultura, cria e engorda, terminação e processamento. Outras possibilidades seriam ainda a prospecção de conservação da biodiversidade, zoneamento e ordenamento das produção aquícola e socioeconomia. Esta é a estrutura montada na Embrapa Pesca e Aquicultura.

 

Luchiari disse que o projeto Aquabrasil foi um marco na programação de pesquisas da Embrapa porque juntou todas as pesquisas e competências, o que vai facilitar bastante a atuação da nova Unidade da Embrapa.

Segundo ele, a Embrapa Pesca e Aquicultura não foi concebida como parte dos resultados do projeto, mas sim a partir do amadurecimento do tema dentro da própria Embrapa. “Outros países também têm seus ministérios da pesca e criaram instituições de pesquisas semelhantes”, afirmou.

Um dos destaques da Unidade do Tocantins é a motivação da equipe recém-criada. “São pesquisadores novos. Estamos transmitindo tudo o que sabemos e fortalecendo o espírito de equipe. Estimulamos o diálogo com reuniões freqüentes, o que favorece o clima organizacional”, disse.

Segundo Luchiari, o debate científico é essencial para o fortalecimento da Unidade. “Todos sentem que estão construindo ideias e se comprometem com elas”, finalizou.

Além de Luchiari, cerca de 40 pesquisadores em aqüicultura participaram do workshop de avaliação do projeto Aquabrasil, nos dias 1º e 2 de março, no auditório da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério