Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Fusão no Brasil cria 2ª maior processadora de cana do mundo

27 Out 2009 - 14h08Por Reuters News

A unidade brasileira do grupo francês de commodities Louis Dreyfus anunciou nesta terça-feira que concordou em assumir a Santelisa Vale, um dos maiores grupos de açúcar e etanol do Brasil, para criar a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo.

A unidade local Louis Dreyfus Commodities Bioenergia (LDC) e a Santelisa Vale disseram que o novo empreendimento, chamado LDC-SEV, controlará 13 usinas e terá uma capacidade anual de moagem de cana de 40 milhões de t, ficando atrás apenas da Cosan.

A Louis Dreyfus e um grupo de parceiros financeiros injetarão R$ 800 milhões no empreendimento, disse o grupo francês, acrescentando que também vai assumir dívidas. O valor, entretanto, não foi divulgado.

A Dreyfus terá uma participação de 60% no novo empreendimento, os acionistas da Santelisa Vale terão 18% e outros investidores ficarão com 9%. Os 13% restantes ficarão nas mãos de bancos. As empresas também afirmaram que planejam uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) para financiar uma expansão futura.

"A LDC-SEV planeja ter um IPO no futuro próximo em uma tentativa de garantir acesso ao capital necessário para sustentar sua ambição de manter um papel de liderança no crescimento e consolidação do setor de açúcar e etanol do Brasil", disseram as empresas em comunicado. "O plano de expansão da LDC-SEV é agressivo".

A Santelisa Vale tem cinco usinas no Estado de São Paulo, com uma capacidade anual de moagem de cana de cerca de 20 milhões de t. Essa é praticamente a mesma capacidade da LDC, que tem oito usinas de etanol e açúcar no Brasil.

Outras acionistas da Santelisa incluem o Goldman Sachs e o braço de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um acordo para troca de controle foi assinado entre o grupo francês e os maiores acionistas da Santelisa, as famílias Biagi e Junqueira, em abril.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL